Por dentro das carreiras no Exército Brasileiro

Publicado por praticarensino em

Existem várias formas de ingressar no Exército, uma delas é pelo serviço militar obrigatório, em que o jovem ingressa com 18 anos e pode ficar até sete anos na instituição. No Exército, o militar de carreira é aquele que ingressa na corporação mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, de acordo com a sua faixa etária e escolaridade. Existem escolas especializadas em formação de oficiais e sargentos do Exército.

O jovem aprovado em concurso irá seguir a carreira militar e permanecerá na Força Armada até passar para a Reserva Remunerada (uma espécie de aposentadoria militar). Confira abaixo quais são as escolas de formação que permitem o ingresso de jovens, como militar de carreira, no Exército Brasileiro.

Exército

Formação de oficiais do Exército

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

Escola onde os jovens concluem o primeiro ano de formação do Oficial Combatente do Exército e que lhe assegura acesso à Academia Militar das Agulhas Negras (Amam).

Local: Campinas (SP)

Duração: 1 ano

Academia Militar das Agulhas Negras (Amam)

É onde ocorre a formação de Oficiais Combatentes, de Intendência e de Material Bélico.

Local: Resende (RJ)

Duração: 4 anos

Instituto Militar de Engenharia (IME)

Onde ocorre a formação de Oficiais do Quadro de Engenheiros, para ambos os sexos.

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Duração: 5 anos

Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

Formação de Oficiais do Quadro Complementar, para ambos os sexos. Responsável pela seleção e preparação de recursos humanos para atuar nas áreas de administração, ciências contábeis, direito, magistério, informática, economia, psicologia, estatística, pedagogia, veterinária, enfermagem e comunicação social.

Local: Salvador (BA)

Duração: 35 semanas

Escola de Saúde do Exército (EsSEx)

Formação de Oficiais dos Médicos, para ambos os sexos.

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Duração: 35 semanas

Formação de Sargentos do Exército

Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

Localizada na cidade de Três Corações (MG), é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e formação dos sargentos de carreira do Exército Brasileiro. Quando aprovado, o aluno realizará um período básico de instrução em uma das Organizações Militares das seguintes cidades: Altamira (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Jataí (GO), Juiz de Fora (MG), Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Jundiaí (SP), Pirassununga (SP), Blumenau (SC) e Alegrete (RS).

O período de qualificação do Sargento é realizado em três estabelecimentos de ensino militar do Exército, um dos estabelecimentos é a própria EsSA, onde são formados os sargentos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. São as chamadas “Armas” com atuação na linha de frente do combate.

Escola de Sargentos de Logística (EsSLog)

Situada no Rio de Janeiro (RJ), é o estabelecimento responsável pelos cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Material Bélico, Intendência, Topografia, Manutenção de Comunicações e Saúde. Também oferece o Curso de Formação de Sargentos Músicos e o Curso de Especialização em Mestre de Música.

Centro de Aviação do Exército

Localiza-se em Taubaté (SP) e forma sargentos encarregados pela manutenção de equipamentos de aviação.

Mulheres no Exército

As mulheres que desejam seguir carreira no Exército Brasileiro deverão prestar concurso, de âmbito nacional, para as seguintes escolas militares:

  • Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

  • Escola de Saúde do Exército (EsSEx)

  • Instituto Militar de Engenharia (IME)

Preparando-se para o concurso

O Praticar Ensino oferece curso preparatório para EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército e preparatório EsSA (Escola de Sargentos das Armas). Saia na frente e mude de vida com o Curso Praticar. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os cursos oferecidos.

Links úteis:

preparatório efomm;

preparatório eear;

preparatório afa;

pré-vestibular uerj;

oficial pmerj;

projeto uerj.

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *