Escola de Sargentos das Armas (EsSA)


Faça o Preparatório EsSa e torne-se um Sargento das Armas! A Escola de Sargentos das Armas (EsSA), localizada na cidade de Três Corações, MG é, atualmente, o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das armas de infantaria, cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

A EsSA utiliza dois campos de instrução nas atividades de formação do aluno, o do Atalaia e o Campo de Instrução General Moacir Araújo Lopes que distam do aquartelamento cerca de 04 e 42 Km, respectivamente.

A formação profissional do Sargento Combatente do Exército é a razão de ser da Escola. Todas as atividades do ano letivo são desenvolvidas com a finalidade de capacitar o aluno ao exercício da função a ser desempenhada nos corpos de tropa.

O ensino, fundamentalmente técnico-profissional, é ministrado de forma prática, considerando que o futuro sargento deve ser, ao mesmo tempo, chefe e executante. As Instruções são dinâmicas e os princípios do “aprender a aprender” operacionalizados em todas as disciplinas de forma a permitir ao futuro sargento a vontade de se auto-aperfeiçoar e o crescimento pessoal e profissional, decorrentes desta atitude.

As atividades de instrução desenvolvem-se em ritmo intenso. Busca-se, constantemente, a imitação das condições de combate. O aluno desempenha, sob a orientação dos instrutores e monitores, funções de executante e de comando, que serão exercidas nos corpos de tropa.
O treinamento físico militar, alvo de atenção especial, fortalece a têmpera do aluno e capacita-o a liderar o seu grupo, sob quaisquer condições.

O ano de instrução é dividido em dois períodos: o Período Básico (PB), sob a coordenação da EsSA, com duração de 34 (trinta e quatro) semanas, é desenvolvido nas unidades do corpo de tropa abaixo relacionadas:

– 20º RCB (Campo Grande/MS);
– 12º GAC (Jundiaí/SP);
– 1º GAAAe (Rio de Janeiro/RJ);
– 41º BIMtz (Jataí/GO);
– 4º BPE (Recife/PE);
– 14º GAC (Pouso Alegre/MG);
– 23º BC (Fortaleza/CE);
– 6º RCB (Alegrete/RS);
– 23 BI (Blumenau/SC);
– 51º BIS (Altamira/PA)
– 10º BI (Juiz de Fora/MG); e
– 4º GAC (Juiz de Fora/MG).

O período de qualificação é realizado em 03 (três) estabelecimentos de ensino militar do Exército:

  • Escola de Sargentos das Armas, onde são formados os sargentos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, que são as chamadas “Armas” com atuação na linha de frente do combate. Conheça a Escola: www.esa.ensino.eb.br
  • Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), situada no Rio de Janeiro-RJ, é o Estabelecimento de Ensino responsável pelos cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Material Bélico (Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Armamento e Mecânico Operador), Intendência (área administrativa), Topografia, Manutenção de Comunicações (equipamento rádio) e Sáude. Além do Curso de Formação de Sargentos Músicos e do Curso de Especialização em Mestre de Música.O ingresso ocorre exclusivamente por meio do concurso de âmbito nacional realizado pela EsSA. São os militares que apoiam o combate. Conheça a Escola: www.esslog.ensino.eb.br.
  • Centro de Aviação do Exército, situado em Taubaté-SP, forma o sargento encarregado pela manutenção de equipamentos de aviação. O Curso de Formação de Sargentos de Aviação é o único curso de formação que qualifica sargentos combatentes de carreira do Exército Brasileiro fora da EsSA e da EsSLog. Atualmente, a formação do futuro Sargento de Aviação está dividida em dois períodos: o básico e o de qualificação. O período básico é desenvolvido no 12º GAC, em Jundiaí, SP. O período de qualificação é desenvolvido no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). Conheça o Centro: www.ciavex.ensino.eb.br.

O período de qualificação visa aprimorar os aspectos do Período Básico e preparar o sargento para ocupar, efetivamente, cargos destinados de acordo com sua área de atuação.

Faça o Preparatório EsSa!

Mude de vida com o Preparatório EsSa do Curso Praticar! Excelente corpo docente e infraestrutura garantes a melhor qualidade de ensino para você passar com tranquilidade. Verifique as datas de início do Preparatório EsSa e boa prova!

Requisitos


– ser brasileiro nato ou naturalizado;

– sexo masculino ou ambos os sexos (somente para a área de Saúde e Música);

– ter no mínimo 17 e no máximo 24 anos de idade ou 26 anos para as áreas de saúde e música. Todas as idades serão referidas a 31 de dezembro do ano da matrícula;

– ter concluído o Ensino Médio, ou concluí-lo até a data da matrícula.

As inscrições ocorrem, anualmente, nos meses de maio, junho e julho. O concurso compõe-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Mais informações no site: www.esa.ensino.eb.br

Contato:

  • email: comsoc@esa.ensino.eb.br
  • tel: PABX: (35) 3239-4100       Serviço de Atendimento ao Candidato: (35) 3239-4300

e deste total 20% são reservados para candidatos negros e índios.

Conheça outros cursos que oferecemos: