O que são e como fazer mapas mentais para concursos


fazer mapas mentais para concursos

A técnica de associação é aplicada em quase todas as atividades do nosso dia a dia, principalmente quando se trata de aprender ou assimilar alguma nova informação. Essa função é utilizada em praticamente tudo o que fazemos, sendo amplamente empregada em concursos e provas. Mas, para que ela seja reforçada, existem técnicas desenvolvidas especialmente para isso, como os mapas mentais para concursos. Por meio deles, o estudante consegue, ao mesmo tempo, memorizar e aprender a matéria que está estudando.

Nós, do Curso Praticar, sabemos o quanto é importante contar com técnicas que facilitem os estudos para concursos. Pensando nisso, selecionamos as informações que você precisa sobre mapas mentais para concursos. Conheça mais sobre essa técnica e veja como colocá-la em prática!

O que são mapas mentais?

Mapas mentais são diagramas que evidenciam, de forma lógica, um conjunto de informações relacionadas a determinado tema. A maior vantagem de elaborar esses esquemas é poder criar uma relação lógica entre as informações, destacando interconexões e hierarquias. Mapas mentais para concursos são bastante utilizados para representar ideias de diferentes contextos, sendo uma ótima alternativa para se estudar temas muito específicos.

estude com mapas mentais para concursos

Como fazer os seus mapas mentais para concursos?

  1. Inicialmente, leia o material de estudo para o concurso, grifando tudo o que você considerar relevante. Busque rotular cada bloco de informação com uma palavra que identifique a informação nele contida;
  2. em seguida, chega a hora de pôr as mãos na massa. Para isso, separe os materiais que julgar serem necessários: folha A4, caneta, piloto, lápis de cor e tudo mais que te ajudar a ilustrar as informações;
  3. feito isso, ponha no centro da folha a palavra-chave. Ou seja, o termo que representa toda a matéria que estará na prova. Ele norteará todo o desenvolvimento do mapa mental;
  4. em seguida, puxe termos que se liguem à palavra-chave. Eles serão “ramos” principais que se ligarão ao termo central e originarão novos “ramos”. Lembrando que você não deve escrever frases nesses “galhos”, basta identificá-los com palavras-rótulo.
  5. para deixar os mapas mentais para concursos, ainda mais, didáticos e de fácil compreensão, empregue símbolos perto de capa palavra-rótulo. Elas ajudam a ter uma melhor compreensão sobre o conteúdo do mapa.

Gerencie corretamente o seu tempo de estudo

Sabemos o quanto os concursos requerem a dedicação dos estudantes, que precisam planejar suas rotinas de estudos para conseguirem a aprovação. No entanto, é extremamente importante que quem for prestar um concurso saiba organizar a carga horária de aprendizagem, separando um tempo para o estudo e outro para praticar uma atividade física e se divertir.

Além de gerenciar o seu aprendizado com os mapas mentais para concursos, você também pode contar com cursos que te forneçam o conteúdo específico para o tipo de prova que você prestar. Por isso, nós, do Curso Praticar, auxiliamos a aprendizagem dos nossos alunos, aprovando mais de 1.000 alunos em diversos concursos. Entre em contato conosco, conheça nosso curso EsSA e nosso curso EsPCEx!

 

Links úteis:
pré-militar
projeto UERJ
oficial PMERJ