Técnica Pomodoro: como funciona?

Publicado por praticarensino em

Você sabe o que é a Técnica Pomodoro? É uma técnica bastante conhecida, mas se você não sabe o que é, não se preocupe. A gente explica! Pomodoro, em italiano, nada mais é que tomate em português. Mas, não, a técnica não tem nada a ver com tomates. Esse nome foi escolhido como representante porque o criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um cronômetro de cozinha em formato de tomate para gerenciar o seu tempo.

Criada no fim da década de 1980, a técnica baseia-se na ideia de que fluxos de trabalho, quando divididos em blocos, podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Depois de um bom tempo de pesquisa, Cirillo determinou o período de 25 minutos como sendo o tempo ideal para cada bloco, também conhecidos como pomodoros. No fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodori (plural de pomodoro), você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos. Saiba mais sobre a Técnica Pomodoro com o Curso Praticar.

Como fazer uso da Técnica Pomodoro?

Os objetivos da técnica são: aumentar sua concentração, aumentar sua produtividade, diminuir as interrupções, aprender quanto tempo você demora em cada tarefa e aliviar sua ansiedade.

Tudo sobre a Técnica Pomodoro.

Crie uma lista de tarefas

No começo do seu dia de estudo, crie uma lista com todas as tarefas que você deseja realizar durante o dia. A lista deve ser dividida em duas partes: tarefas planejadas e não planejadas. Em que local você vai fazer a lista não importa muito. Pode ser em um caderno, no celular ou em um arquivo do Excel. Você escolhe.

Execute as tarefas

Escolha uma das tarefas do dia, cronometre 25 minutos, ou seja, um pomodoro e comece a trabalhar na tarefa escolhida. Depois que o tempo terminar, faça uma marcação ao lado da tarefa e uma pausa de 5 minutos. Faça a marcação mesmo se você ainda não tiver terminado a tarefa. Deixe para continuar trabalhando nela no próximo pomodoro. Depois que você terminar uma tarefa, basta riscá-la da lista.

A cada quatro pomodori, você precisa fazer uma pausa de 30 minutos em vez de 5. Uma das grandes regras da Técnica Pomodoro é que você deve evitar interrupções durante os pomodori. Sejam elas internas ou externas.

As interrupções internas são aquelas que partem de você. Por exemplo: sentir vontade de pedir algo para comer ou lembrar-se de ligar para alguém. Todas as interrupções internas devem ser evitadas, a não ser que sejam de extrema urgência. Sempre que uma interrupção interna ocorrer, você deve anotar nas tarefas não planejadas e fazer um apóstrofo ao lado da tarefa que você estava realizando no momento da interrupção. Os apóstrofos servem para ficar atento ao número de vezes que você se distraiu durante a tarefa.

As interrupções externas são aquelas que partem do ambiente. Por exemplo: o telefone toca ou você recebe uma mensagem no Whatsapp. Todas as informações externas também devem ser deixadas para depois, a não ser que sejam de extrema urgência. Sempre que uma interrupção externa acontecer, anote nas tarefas não planejadas e marque um hífen ao lado da tarefa atual. Os hífens servem para destacar o número de vezes que você foi interrompido durante a tarefa.

Regras da Técnica Pomodoro

  • Somente uma tarefa deve ser realizada em cada pomodoro.
  • Um pomodoro não deve ter menos de 25 minutos. Se você terminar antes, deve revisar a tarefa até o final do pomodoro.
  • Um pomodoro não deve ter mais de 25 minutos. Mesmo que você sinta que faltam apenas alguns minutos para o término da tarefa, ainda assim deve realizar a pausa e terminar a tarefa no próximo pomodoro.
  • Um pomodoro interrompido deve ser anulado, independentemente do momento em que foi interrompido.

Observações em relação à Técnica Pomodoro

Quando o criador da Técnica Pomodoro diz que as tarefas devem ser feitas sem interrupções, é sem interrupções mesmo. Você só deve parar a tarefa se a distração for de extrema urgência. Se lembrar de algo que precisa fazer, anote em um papel como atividades não planejadas e volte a trabalhar até terminar os 25 minutos do pomodoro. Se for uma interrupção inadiável, você deve cancelar o pomodoro e começar outro quando retornar. É um método rígido exatamente para forçar a sua concentração.

O descanso de 5 minutos pode parecer irrelevante se a atividade tiver sido muito cansativa. Nesses casos, descanse um pouco mais para que retome a próxima etapa dos estudos com o mínimo de disposição. Só não faça uma pausa de duas semanas, por favor.

Podem ocorrer casos onde você ganhou animação para fazer um trabalho, mas o tempo está acabando e você faz a pausa. A pausa faz com que você perca o foco e demore a se concentrar de novo. Uma das desvantagens da Técnica Pomodoro. Nesses casos, encontre o melhor tempo para você. Faça testes e adapte a Técnica Pomodoro à atividade que você estiver fazendo.

Agora que você já sabe tudo sobre a Técnica Pomodoro e como se concentrar nos seus estudos, que tal investir no seu futuro? No Curso Praticar você encontra os melhores preparatórios, como pré-vestibular UERJ e preparatório EsSa. Entre em contato conosco e conquiste a carreira dos seus sonhos.

Links úteis:
oficial PMERJ
pré-militar
pré-vestibular Enem

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *