Como dividir seu tempo na prova do ENEM
O ENEM, assim como os demais concursos, é uma prova bastante cansativa e que demanda uma energia extra dos candidatos, além de todo o conhecimento exigido. No primeiro dia de prova, são disponibilizadas 4 horas e 30 minutos; já no segundo dia, os candidatos têm uma hora a mais por conta da redação, totalizando 5 horas e 30 minutos de prova.
Se você nunca fez as provas e acha que isso é muito tempo, está completamente enganado. O ENEM é formado por 90 questões, em ambos os dias, além da redação no segundo dia. As questões vão de nível fácil a difícil, o que torna a prova um tanto quanto trabalhosa. Por isso, é necessário chegar lá sabendo exatamente como dividir o tempo que você tem disponível. Mas, qual a melhor forma de fazer isso?
Na tentativa de simplificar a sua prova, o Curso Praticar elaborou algumas dicas para você aplicar nos dois dias de ENEM. Confira!
Dicas para dividir o tempo no ENEM
Primeiramente, é importante saber que calcula-se que você disponibiliza de uma média de 3 minutos para cada questão, levando em conta que você marcará o seu cartão resposta ao fim de cada uma delas.
Uma dúvida muito recorrente é como será feito o controle do tempo, uma vez que não é permitido levar relógio para o ENEM. Os fiscais de prova são obrigados a te dizer as horas toda vez que forem solicitados. Além disso, eles são orientados a fazerem uma espécie de linha do tempo no quadro e marcarem a cada 30 minutos de prova passados. Caso isso não aconteça no seu local de prova, solicite o próprio fiscal ou um supervisor.
Agora que você já sabe quanto tempo tem para fazer cada questão, é preciso escolher a ordem que irá utilizar. Grande parte dos professores que estão acostumados a dar aula em cursos pré-vestibular afirma que não é uma boa ideia seguir a ordem normal da prova, já que as questões fáceis, médias e difíceis estão embaralhadas.
Uma boa dica é, a cada questão lida, verifique se para você ela parece ser fácil, média ou difícil. Ou seja, leia o enunciado e tente estimar se você irá levar mais ou menos de 3 minutos para realizá-la e marcar a resposta certa no cartão resposta. Caso considere que levará mais tempo do que tem disponível, pule a questão.
Lembre-se: você tem 90 questões para responder, incluindo assuntos que você domina e que não domina. Então, prefira realizar primeiro, enquanto você ainda pode ter calma, as perguntas pertinentes a assuntos dominados por você. O raciocínio é simples: você prefere perder tempo com uma questão que tem chance de errar – já que não domina o assunto – ou com uma que você tem mais chance de acertar? Procure as que você sabe a resposta e priorize-as.
No entanto, as pessoas que conhecem o estilo de prova do ENEM sabem que nem sempre os textos de cada pergunta são curtos e rápidos de ler. Para não perder tempo lendo grandes questões, que você ainda não sabe se vai saber a resposta ou não, adote a seguinte estratégia: quando ver um texto muito grande, procure a pergunta. Isso mesmo. Vá direto para o final, para o questionamento, de fato. Assim, você aproveita cada segundo do pouco tempo que tem.
No segundo dia de prova, temos a tão temida redação. Por conta disso, você tem mais uma hora de prova em relação ao primeiro dia. Uma boa dica é, enquanto treinar suas redações em casa, cronometrar o seu tempo para elaborar todo o texto em menos de uma hora. Assim, no dia da prova, você terá tempo para escrever a redação e ainda pensar bem sobre o tema.
Para você se acostumar com o ritmo do ENEM, é muito importante que pratique e se prepare para as provas. O Curso Praticar tem excelência em preparatório para vestibular e tem certeza de que você sairá dele pronto para uma ótima prova. Entre em contato e saiba mais sobre nossos cursos.
Links úteis:
0 comentário