Concurso Escola de Sargentos das Armas 2014
A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) é o único estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.
Enquadrada na Linha de Ensino Militar Bélico de grau médio, a Escola de Sargentos das Arma, para o cumprimento de sua missão, está estruturada da seguinte maneira: comando de Oficial General, com seu Estado-Maior; Divisão de Ensino (DE); Corpo de Alunos (CA); Divisão Administrativa (DA); Divisão de Pessoal (DP); Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e Batalhão de Comando e Serviços (BCSv).
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA
A Escola foi criada ao término da Segunda Guerra Mundial, em 21 de agosto de 1945. Originou-se da Escola de Sargentos de Infantaria, ocupando, inicialmente, parte das instalações da Escola Militar do Realengo. A primeira turma de Sargentos formada pela Escola de Sargentos das Armas conclui o curso em dezembro de 1946. Ao final do ano de 1949, transferiu-se para o quartel do antigo 4° Regimento de Cavalaria Divisionário, na Cidade de Três Corações, MG.
Ao longo de sua existência, a Escola de Sargentos das Armas formou mais de 25.000 novos sargentos e, ainda, aperfeiçoou cerca de 5.600. Já contou, em seu corpo discente, com militares da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícias Militares e Exército Paraguaio
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS
A Escola está localizada no Município de Três Corações, situado no aprazível sul do Estado de Minas Gerais, próximo ao chamado “Circuito da Águas”. As cidades que compõem este circuito – São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, dentre outras -, estão encrustadas nos contrafortes da Serra da Mantiqueira e as fontes de águas minerais são a grande atração, além da paisagem serrana, vegetação e o clima da montanha.
CONCURSO
A EsSA seleciona jovens de todas as partes do Brasil por meio de concurso público anual, com cerca de sessenta mil candidatos, em média. Os aprovados e matriculados são submetidos a intenso adestramento, o que lhes aprimora o caráter e permite o desenvolvimento da capacidade física e do conhecimento da profissão militar.
ENSINO
A formação profissional do Sargento Combatente do Exército é a razão de ser da Escola. Todas as atividades do ano letivo são desenvolvidas com a finalidade de capacitar o aluno ao exercício da função de comandante de pequenas frações, a ser desempenhadas nos corpos de tropa, após a conclusão do curso EsSa.
O ensino, essencialmente técnico-profissional, é ministrado de forma prática, considerando que o futuro sargento deve ser, ao mesmo tempo, líder e executante.
As atividades de instrução desenvolvem-se em ritmo intenso. Busca-se, constantemente, a imitação das condições de combate. Para isso, são utilizados dois campos de instrução: O Campo de Instrução do Atalaia e o Campo de Instrução General Moacir Araújo Lopes que distam do aquartelamento cerca de 8 e 40 Km, respectivamente.
FORMAÇÃO DO SARGENTO
O ano de instrução é dividido em dois períodos: o Período Básico (PB), com duração de 34 (trinta e quatro) semanas, é desenvolvido em unidades de tropa espalhadas por todo o território nacional, sob coordenação da EsSA. Ao final do PB e conforme seu mérito intelectual, o aluno escolhe sua futura especialização, isto é, sua Arma (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.) Já o Período de Qualificação (PQ), com 43 (quarenta e três) semanas, é conduzido integralmente na Escola de Sargentos das Armas. Durante o PQ, o aluno recebe instrução específicas da Arma escolhida.
Dentre as atividades escolares, destacam-se as atividades da Seção de Instrução Especial (SIEsp), os acampamentos, a MARESAER, competição desportiva que congrega as escolas militares congêneres da Marinha e Força Aérea, e a Manobra Escolar. A Manobra Escolar, coroamento do ano de instrução, é a atividade de ensino durante a qual os alunos aplicam os conhecimentos técnicos e táticos adquiridos durante todo o ano de instrução. Contando com a participação de toda a Escola, consta de um exercício no terreno no qual se desenvolve a capacidade de liderança militar e a ação de comando dos participantes.
O treinamento físico militar, alvo de atenção especial, fortalece a têmpera do aluno e capacita-o a liderar o seu grupo, sob quaisquer condições.
DIPLOMAÇÃO
A cerimônia de formatura do Curso de Formação de Sargentos é o ponto culminante e o marco de encerramento do ano escolar, com a entrega dos diplomas e a promoção dos alunos à graduação de 3° Sargento.
CONCLUSÃO
Eis o perfil da Escola de Sargentos das Armas, um dos estabelecimentos de ensino com responsabilidade pela formação de sargentos de carreira do Exército Brasileiro.
Escola de formação militar e civismo, a Escola de Sargentos das Armas transmite lições de patriotismo ao jovem aluno e prepara-o profissionalmente para o exercício das funções de Sargento, o “Elo Fundamental entre o Comando e a Tropa”.
Links úteis:
pré-vestibular UERJ
preparatório esSa
oficial PMERJ
projeto UERJ
pré-militar
0 comentário