7 erros na hora de estudar para concurso público

Publicado por praticarensino em

Concurso público exige foco do candidato e isso faz com que o concurseiro precise estudar bem mais do que para outros tipos de provas.
Mas, por se tratar de um processo longo e que demanda muito tempo com provas longas e muitos conteúdos para estudar em diversas matérias, o concurseiro acaba cometendo erros cruciais que prejudicam demais a realização da prova e na obtenção da aprovação.
Por isso, separamos aqui sete erros que todo concurseiro comete na hora de estudar para o concurso

1- Deixar para estudar apenas quando o edital sai

Talvez esse seja um dos que mais prejudica o candidato!

O edital geralmente sai faltando poucos meses para a realização da prova, então deixar para estudar após a saída do edital faz com que você perca tempo e tenha que correr com conteúdos que precisam ser vistos em um ano para ver em poucos meses e não tem um tempo para absorver e revisar o conteúdo.

Com isso, comece a estudar bem antes do edital sair e ganhe tempo para aprender da melhor forma os conteúdos que precisam para a prova.

Erro comum do estudante mas diminui o tempo para estudar. (foto: Redes Sociais/Divulgação)

2- Desconhecer a banca organizadora


O mundo dos concursos tem uma tradição e uma organização. As bancas são responsáveis por montar a prova e em alguns casos até montar o concurso como um todo.

Assim, existem materiais que mostram o perfil da banca e como são as provas da mesma e não conhecer as bancas organizadoras faz com que não se conheça o perfil da banca para aquele concurso e prejudica não só o aprendizado como também faz o concurseiro “ficar no escuro” antes e durante a prova.

Por isso, pesquise o perfil da banca organizadora para ter noção de como a banca que vai organizar o concurso que você quer prestar organiza a prova e até o processo todo.

Desconhecer a diretriz da banca organizadora pode confundir a cabeça do candidato. (foto: Redes Sociais/Divulgação)

3- Falta de organização

Organização e planejamento são muito importantes para os estudos. Saber o que vai fazer durante o dia, as matérias e conteúdos e o tempo que tem para estudar são muito importantes para o bom desempenho e aprendizado.

Mas, muitos concurseiros não planejam e estudam de maneira bagunçada. Como uma colcha de retalhos, o candidato vai estudando qualquer assunto sem qualquer organização ou planejamento e isso atrapalha demais a absorção do conteúdo.

Um bom planejamento e um ambiente organizado fazem a total diferença no resultado.

Falta de organização por si só já bagunça a cabeça do estudante. (foto: Redes Sociais/Divulgação)

4- Não fazer simulados

Simulados são muito importantes para ver o rendimento durante o concurso. Com um modelo de prova semelhante ao do concurso, o candidato pode testar suas habilidades, fazer e testar suas estratégias e saber onde precisa melhorar e focar por um desempenho melhor.

Não fazer os simulados faz com que o concurseiro entre sem preparação e desadaptado ao formato da prova e sem saber qual estratégia seguir ou qual o modelo de prova e seu nível de cobrança.

Com isso, não perca a chance de fazer simulados e faça o máximo de simulados que puder. Quanto mais você faz mais se conhece a prova e a estratégia que é melhor para você.

Simulados são cruciais para testar suas estratégias para o concurso. (foto: Redes Sociais/Divulgação)

5- Distração e desmotivação para os estudos

É praticamente impossível passar no concurso sem estar motivado. Sem motivação, qualquer coisa pode virar desculpa e distração para não estudar durante o dia.

A motivação faz com que você direcione sua força para aquilo que se deseja e se essa motivação falta, o processo fica completamente prejudicado, afinal tudo vira desculpa para não estudar e acaba criando mais e mais distrações ao longo do dia.

Por isso, tenha sempre em mente que o processo é apenas a passagem para a tão sonhada aprovação e evite as distrações estudando em um ambiente organizado.

Distração durante o estudo te tira do foco e te faz perder tempo. (foto: Redes Sociais/Divulgação)

6- Estudar as matérias mais fáceis


Um erro que prejudica muito o concurseiro é dedicar muito tempo para matérias que mais facilidade.

As matérias mais difíceis precisam de mais prática e tempo logo não faz sentido dedicar aquelas que são mais fáceis para o estudante.

Com isso, dê um tempo maior às matérias que têm mais dificuldade e claro dedique tempo para matérias que tenha mais facilidade para não perder conteúdo em nenhuma das duas opções.

Estudar só o que tem facilidade é uma armadilha que vários estudantes caem. (foto: Redes Sociais/Divulgação)

7-  Não praticar atividade física


A maioria dos concursos da área militar tem o Teste de Aptidão Física(TAF) e não fazer exercícios físicos representa uma grande desvantagem e também um grande problema.

É importante manter o corpo e a mente saudáveis não só para o TAF mas também para a prova, afinal é importante ter um momento para desconectar da rotina de estudos e focar um pouco em cuidar de si.

O exercício físico traz uma sensação de satisfação para quem faz e ainda traz vários benefícios.
Mantenha-se em movimento para que a mente esteja sempre trabalhando e relaxada.

Atividade física é importante para manter o sistema nervoso ativo. (foto: Redes Sociais/Divulgação)

Não quer cometer esses erros? Então conheça nosso preparatório clicando no link abaixo.

Categorias: Artigo