5 formas de aumentar seu repertório para a redação

Publicado por praticarensino em

Redação é um conteúdo presente nos mais diversos concursos que ocorrem no país.

Geralmente, é cobrado sempre um texto dissertativo argumentativo com o objetivo de inserir o candidato em um cenário social, fazer uma análise sobre um determinado problema e concluir com alguma solução para este problema.

Com isso, um dos aspectos mais cobrados dentro do concurso é justamente que o candidato tenha um repertório sociocultural mostrando seu conhecimento e suas referências.
Por isso, vamos te dar algumas dicas de como ter e melhorar seu repertório sociocultural.

O que é repertório sociocultural?

Repertório sociocultural nada mais é do que seus conhecimentos e referências adquiridos ao longo de sua vida. É um fator muito importante na nota da redação, afinal leva em conta o quanto o candidato está inserido na sociedade e o quanto ele consegue ter informações sobre temas diversos da sociedade.

Com entendimento sobre problemas sociais e discussões da atualidade, o estudante terá uma maior capacidade de argumentar sobre diversos assuntos e dar uma sustentação maior para suas ideias.
Para isso, siga essas dicas e garanta uma nota maior na redação.

1- Leia muito

Na sociedade atual, ler tem se tornado um hábito praticamente esquecido. Com uma comunicação muito mais rápida, visual e resumida em um volume cada vez mais rápido, ficamos entupidos de informação mas de maneira mais superficial.

Por isso, é muito importante criar o hábito de ler matérias jornalísticas, textos, livros e outras formas de leitura para que saiba mais a fundo sobre os acontecimentos do cotidiano e assim consiga ter não só um repertório maior mas também consiga ter uma noção de alguns temas que podem ser cobrados na redação.

Separe no seu dia um tempo para ler, pois com a leitura você vai adquirir mais conhecimento e uma ortografia mais rica para não repetir palavras em excesso na sua redação.

Além de enriquecer seu vocabulário, ler ainda exercita sua concentração. (foto: Divulgação/Redes Sociais)

2- Veja séries

Com diversos estilos e assuntos, as séries têm se tornado um fenômeno no entretenimento e estão cada vez mais presentes no cotidiano. Com múltiplas plataformas e estilos, o estudante tem várias opções para escolher aquela série que mais chama atenção.

As séries apresentam temas atuais e reais da sociedade atual ou antiga, agregam para o desenvolvimento da redação com múltiplos assuntos como: questões socioeconômicas, desigualdade, criminalidade, meio ambiente, relações sociais, relações tóxicas, crenças populares, racismo, manipulação, redes sociais e muitos outros aspectos presentes na sociedade.

Mas, é importante ter moderação ao assistir para não ficar só nas séries e esquecer suas responsabilidades cotidianas.

Ampliar a imaginação e conhecer novas culturas fazem das séries um fenômeno de audiência.
(foto: Divulgação/Redes Sociais)

3- Assista filmes

Por apresentar temas múltiplos, os filmes têm se tornado cada vez mais importantes para aprender sobre períodos históricos e aspectos da sociedade atual e uma ferramenta ótima de aprendizagem.

Na produção da redação, você pode se utilizar de temas centrais dos filmes e cenas de filmes para exemplificar o problema e até para apresentar soluções para o tema proposto.

Ainda que muitos filmes pareçam não agregar em seus estudos, ele pode se tornar um ótimo repertório sociocultural, afinal eles possuem diversos aspectos para abordar em uma redação. Ainda não se convenceu de que filmes agregam de diversas maneiras para seu repertório? Então se liga nesse exemplo:

Em Homem Aranha: de volta ao lar, o início do filme mostra trabalhadores fazendo reparos em um lugar destruído por um acontecimento no qual super heróis interviram. Durante o processo, eles acabam perdendo o emprego por força do governo que iria cuidar por si só desse tipo de prejuízo para a cidade. Porém, como eles já tinham materiais guardados, esses trabalhadores começam a produzir armamentos e vendê-los para criminosos cometerem seus delitos. A partir disso se desenrola a trama principal do filme.

Percebeu? O filme pelo seu estilo parecia não ter nada para agregar para uma redação, mas já em sua trama principal ele traz um tema completamente relevante na sociedade que é o desemprego e um problema social que ele traz que é o tráfico e como armamentos potentes vão parar nas mãos de criminosos.

Por isso, é importante quando for ver um filme sempre prestar atenção em todos os aspectos, afinal dentro do filme podem ter temas bem presentes em nosso cotidiano como plano de fundo. 

Filmes são ótimas referências para utilizar em redações. (foto: Divulgação/Redes Sociais)

4- Ouça música

Ouvir música talvez seja o hábito mais versátil que existe dentro da sociedade. Seja trabalhando, estudando, se deslocando para compromissos, em festas, em exercícios físicos e em muitos outros afazeres da vida, a música se faz presente e auxilia na concentração para as tarefas e também tem efeitos psicológicos positivos para quem ouve.

A música tem papel muito importante na sociedade e traduz sentimentos, emoções e até contam histórias. Mas, se prestar atenção nas entrelinhas você pode ter à disposição um excelente repertório na hora da redação.

Se liga nesse exemplo para entender melhor:

A música “deprê” conta o sentimento de uma pessoa após um término de relacionamento, principalmente quando é um término traumático. Também mostra aspectos de como fica uma pessoa com depressão e como ela enxerga o mundo.
Viu só? Até nas músicas existem aspectos que podem ser utilizados em uma redação. Nesse caso ela pode ser utilizada para temas como: doenças psicológicas e dependência emocional para sustentar seus argumentos. 

A música além de acalmar e ajudar na concentração, as letras trazem aspectos da sociedade.
(foto: Divulgação/Redes Sociais)

5- Veja telejornais e leia reportagens

Uma das melhores formas de saber o que está acontecendo no Brasil e no Mundo é através de notícias. Seja por telejornais, jornais impressos, sites de notícias e outros, é onde você encontra as informações mais confiáveis.

Através das reportagens, a informação é apurada, checada e confirmada para só aí ir para o público. As notícias servem também como um termômetro e mostra questões sensíveis à população.

Consumindo informações dos veículos de imprensa, você tem uma boa base do que pode cair na redação do concurso do seu sonho.

Quer um exemplo? Em 2016, tivemos inúmeros casos de intolerância religiosa com agressão e destruição de templos, principalmente os de Religiões de Matriz Africana. O Enem daquele ano teve como tema da redação justamente intolerância religiosa.

Com informações do Brasil e do Mundo, os telejornais são uma ótima e rápida fonte de informação.
(foto: Divulgação/Redes Sociais)

Cuidado para não perder o foco

Use bastante essas dicas mas tenha sempre cuidado com os excessos. O excesso em cada uma dessas dicas atrapalha demais o seu rendimento nos estudos e faz você acabar perdendo tempo precioso que poderia estar praticando para a redação.

Priorize sempre os estudos, mas também tenha essas dicas para utilizar nos momentos de lazer e ter um repertório ainda mais afiado para a usar durante a sua redação.