CONCURSO PC RJ: ESCOLARIDADE PARA INVESTIGADOR
Foto: Divulgação
Alerj retirou PL de escolaridade para investigador da pauta!
Em outubro, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, havia enviado à ALERJ (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) o projeto de lei 3.278/2020. Ou seja, uma proposta que envolve passar a escolaridade de investigador da Polícia Civil de um nível médio para nível superior.
De acordo com o governador, elevar o requisito de investigador vai resultar em uma melhoria na qualidade do serviço prestado.
Pauta retirada
A votação, que gerou muitos debates e opiniões distintas, estava prevista para acontecer ontem, dia 10 de novembro de 2020, no entanto, acabou sendo retirada da pauta de votação da ALERJ a pedido do governador do Estado.
A princípio, no início da sessão, o presidente da Casa Legislativa, deputado André Ceciliano, comunicou sobre o pedido do governo.
A presidência (da Alerj) recebeu um ofício do governo do Estado pedindo a retirada de pauta. Como o projeto já tinha entrado em votação, eu disse que só retiraria com um pedido formal em Plenário do líder do governo”, disse Ceciliano.
Nesse ínterim, o líder do governo na ALERJ, Márcio Pacheco, fez o pedido em Plenário, ao qual foi deferido pelo presidente da Assembléia Legislativa.
De acordo com informações do deputado Pacheco, está em estudo o envio de uma nova mensagem do Executivo sobre o Projeto de Lei.
Há apenas um estudo sendo feito esta semana. A previsão é que logo na próxima semana voltemos discutir o tema”, disse Pacheco.
Segundo informações que chegaram à Folha Dirigida, o pedido do governador para que o Projeto de Lei saísse de pauta tem ligação com o RRF (Regime de Recuperação Fiscal) e o possível aumento de despesas.
Sendo assim, se o edital do concurso PC RJ sair antes do projeto ser aprovado, a exigência de investigador ainda será de nível médio.
Detalhes sobre as vagas do concurso PC RJ
O governo do Estado também havia informado o preenchimento de 864 vagas até 2022. Primeiramente, serão convocados 73 aprovados.
- Auxiliar de necropsia: 12 de vagas;
- Técnico de necropsia: 16 vagas;
- Investigador: 118 vagas;
- Inspetor: 597 vagas.
- Perito legista: 54 vagas;
- Perito criminal: 20 vagas;
- Delegado: 47 vagas.
Os restantes devem ser convocador conforme o prazo de validade e ao passo que surgirem novas vagas na corporação. As remunerações chegam a R$18 mil.
CORPORAÇÃO ENTRA EM CONTATO COM BANCAS
O concurso PC RJ é um dos mais aguardados desde que o governador autorizou o edital para 2021. Por conseguinte, a secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro retomou o contato com bancas para a organização da seleção.
Assim, o DGAF, departamento-Geral de Administração e finanças da Polícia Civil, informou que fez contato com seis instituições. Seriam elas:
- Fundação Getulio Vargas (FGV);
- Cebraspe;
- Instituto AOCP;
- Instituto Selecon;
- IBFC;
- IBGP Concursos.
Em suma, o DGAF irá verificar quais bancas estão aptas a seguir no processo de licitação.
Fonte: Folha Dirigida
Confira também: EEAr: LOCAIS DE PROVAS ESCRITAS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS!
Quer conhecer nosso curso para PC RJ? Clique aqui!
Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos!
0 comentário