Como ser piloto da Força Aérea Brasileira?

Publicado por praticarensino em

Você sonha em se tornar um piloto da Força Aérea Brasileira? Para quem alimenta esse sonho, os primeiros passos se iniciam na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, que fica localizada em Barbacena – MG. Por ser uma instituição de ensino médio da FAB, é onde os jovens tem seu primeiro contato com a vida militar. A EPCAR está classificada como uma das cem melhores escolas brasileiras.

A vontade é o principal instrumento para se tornar um piloto da Força Aérea Brasileira, portanto, ingressar em um curso pré-militar e se dedicar verdadeiramente aos estudos, buscando passar na prova para a EPCAR, deve ser sua prioridade. Entre um dos requisitos para ingressar na EPCAR está a idade. O candidato não pode ter menos de 14 anos nem completar 19 até 31 de dezembro do ano da matrícula.

A seleção envolve provas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Redação. Saiba mais sobre tudo que envolve um piloto da Força Aérea Brasileira com o Curso Praticar. Confira!

Preparatório para se tornar um piloto da Força Aérea Brasileira

No terceiro ano da EPCAR, os alunos são submetidos ao Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL), prova que é decisiva para quem pretende se tornar um piloto da Força Aérea Brasileira. O teste é realizado na AFA, Academia da Força Aérea Brasileira, em Pirassununga, interior de São Paulo.

Outro caminho para quem deseja se tornar um piloto da Força Aérea Brasileira é fazer o processo de seleção diretamente para a AFA. Para o ingresso, realizado anualmente, os candidatos não devem ter menos de 17 anos nem completar 23 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula.

O processo seletivo só pode ser feito por candidatos com ensino médio completo. O exame de admissão compreende as seguintes etapas:

· prova escrita de Língua portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação;
· inspeção de saúde;
· exame de aptidão psicológica;
· teste de aptidão à pilotagem militar;
· teste de avaliação do condicionamento físico (TACF);
· validação documental.

Rotina na AFA

A rotina na AFA envolve muitas atividades, portanto, é bem intensa. Os cadetes aviadores iniciam a instrução aérea voando na aeronave T-25 Universal, avião de instrução básica, no segundo ano de estudos. No 4º ano, eles realizam a sua instrução na aeronave T-27 Tucano, turboélice de instrução avançada.

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Depois de formado pela academia, o cadete recebe os títulos de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar e de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. Os alunos são indicados pelos instrutores para as escolas de aviação de caça, de helicóptero ou de transporte.

Os alunos que conseguirem as melhores notas nas aulas de voo na AFA são indicados para a aviação de caça. Os demais, de acordo com as notas, escolhem se preferem o curso de helicóptero ou transporte. Os dois últimos cursos acontecem na base aérea de Natal – RN e tem duração de um ano.

O mais importante é a certeza de uma carreira estabilizada. Você estará preparado para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, pronto para defender o seu país. Se o seu desejo é se tornar um piloto da Força Aérea Brasileira ou ingressar em qualquer outra carreira militar, como se tornar um sargento do Exército Brasileiro, conte com o Curso Praticar. Oferecemos curso pré-militar, assim como preparatório EsSa, a fim de te ajudar a realizar seus sonhos. Entre em contato conosco e saiba mais.

Outros links úteis:
pré-vestibular uerj;
pré-vestibular enem;
curso EsSa.


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