7 dicas para manter o foco estudando online

Publicado por praticarensino em

Durante o período de distanciamento social que a sociedade viveu entre 2020 e 2021, o recurso mais usado para manter os trabalhos e estudos mesmo em casa foi o online.
Com isso, o estudante se viu tendo que conviver com algo que não era habitual que é o regime online e as plataformas EAD se tornaram algo que virou tendência entre as mais diversas instituições.
Uma das vantagens do estudo online é a flexibilidade de horário, afinal hoje se estuda quando se tem disponibilidade suficiente para focar no conteúdo.
Mas, por se tratar de um método novo, acaba que o estudante tem tido muita dificuldade para focar e organizar seus estudos.
Então, se liga nessas dicas para manter o foco estudando online.

1- Defina um horário para estudos

Definir horário e espaço para estudos é muito importante para montar a rotina não só de estudos como também da vida cotidiana.
Como o corpo vai se acostumando à rotina aos poucos ele vai direcionando esforços no tempo e no momento certo para a hora do estudo fazendo com que aos poucos sua mente também se acostume a essa rotina.
Por isso, use a vantagem que o online tem de flexibilidade de horário para que você possa montar seu horário da maneira que renda melhor e ainda mantenha seus trabalhos em dia.

Criando uma rotina, o estudante não se atrapalha na hora de estudar. (foto: Divulgação/Redes Sociais)

2- Faça um cronograma de estudos

Depois de definir os horários, agora é hora de fazer o cronograma completo, afinal por não possuir cobrança de prazos e de professores como nas aulas presenciais, é importante ter em mente o objetivo para não se perder nas matérias. Sem um cronograma você pode gastar mais tempo tentando saber por onde começar ou de onde parou do que propriamente estudando o conteúdo que deveria estar estudando. Com o cronograma pronto, você economiza tempo pois já sabe por onde começar e de onde parou e ganha tempo para estudar com mais calma os conteúdos que estão dentro do cronograma.
Ter um cronograma te ajuda a se motivar, pois mostra que os estudos estão sob controle.
Os cronogramas podem ser feitos à mão ou em aplicativos de planejamento ou também nas planilhas.

O cronograma é útil para organizar suas matérias e demandas ao longo do processo.
(foto: Divulgação/Redes Sociais)

3- Crie um ambiente adequado de estudos

A organização do ambiente é muito importante para o estudo. Com o ambiente bagunçado, você acaba se perdendo na sua própria bagunça e isso se torna um problema na hora de focar para estudar.
Com isso, priorize que seu ambiente seja bem iluminado, calmo, limpo e arrumado. Quando você for estudar se seu ambiente tiver essas características, poderá progredir de maneira que não haja nenhum prejuízo pela falta de algo importante para os estudos.

Um ambiente desorganizado faz o estudante dispersar durante os estudos. (foto: Divulgação/Redes Sociais)

4- Estabeleça metas diárias

Que o estudo exige muito foco e disciplina já sabemos. Agora, o mais importante é saber para onde ir.
Sem metas específicas, o estudo parece ficar sem rumo e pode criar um desgaste por parecer que o estudo está andando em círculos durante o processo.
Porém é preciso ter cuidado quando for estabelecer metas! Estabeleça metas que vão de acordo com a sua realidade ou que estejam de acordo com o momento onde se encontra na hora de criar as metas.

Lembre-se: metas irreais podem criar uma pressão maior do que não ter metas. Por isso, é importante sempre focar em metas reais.

Com metas reais, o estudante dá direção e objetivo ao estudo. (foto: Divulgação/Redes Sociais)

5- Faça anotações e esquemas

É natural que as pessoas tenham formas diferentes de aprendizado, algumas anotando, outras lendo, outras através de vídeos e aulas e todas elas são importantes para lidar melhor com as dificuldades e produzir melhor no estilo que mais se adapta.
Anotar é importante para tirar dúvidas, criar lembretes mentais e dá aquela “forcinha” quando perder um conteúdo para relembrá-lo e resgatar informações perdidas, além de aumentar a percepção visual.
Por isso, utilize sempre gráficos, mapas mentais, esquemas, escrever textos, post-its e outros para auxiliar seu aprendizado e ter sempre as matérias necessárias anotadas para lembrar quando necessário.

Além da memorização, anotar aprimora o aprendizado do estudante. (foto: Divulgação/Redes Sociais)

6-  Não deixe as tarefas para última hora

As tarefas, exercícios e avaliações possuem data limite no ensino online. Com as atuais plataformas, delimitam e fecham o espaço de entrega após o encerramento do prazo limite.
Por isso, deixar a matéria acumular demais é um grande problema pois os conteúdos se atropelam e acabam criando uma “bola de neve” de matérias acumuladas fazendo o estudante ficar perdido.
Através de um cronograma de estudo organize sua rotina e suas matérias de forma que não fique pesada a sua rotina, pois assim você tira o máximo da sua rotina de estudos e sem pressão por prazos apertados e pode trabalhar com calma seus processos.

Deixar as tarefas para última hora também pode gerar ansiedade. (foto: Redes Sociais/Divulgação)

7- Não se cobre tanto (nem tão pouco)

O estudo online envolve, acima de tudo, responsabilidade. Não basta só ter um planejamento, cronograma e afins: é preciso saber segui-lo, administrar o tempo e correr atrás do resultado.
É necessário se cobrar para manter a constância ao seguir o cronograma de estudos, seguindo metas para alcançar resultados.
Tome cuidado na hora de se cobrar! É normal quando falamos de nós mesmos que a cobrança seja maior do que com outras pessoas, mas uma cobrança excessiva pode prejudicar e muito a sua motivação diária.
Portanto, tenha em mente que imprevistos acontecem e fazem parte da vida. Seja gentil consigo mesmo, siga seu cronograma com muita confiança e abertura ao processo, sem se cobrar demais e na medida certa para alcançar os resultados.

Com a forma certa de se cobrar, você cria desafios mentais e consegue chegar em seus objetivos.
(foto: Divulgação/Redes Sociais)