Unidades: Sulacap e Nova Iguaçu
(21) 99668-8869

373 anos do Exército Brasileiro!

373 anos do Exército Brasileiro!

Foto: Reprodução/ Internet

Hoje é o dia do Exército Brasileiro! Você sabe o motivo dessa data ser escolhida e quais são as formas de ingresso?

Você sabia que o dia do Exército Brasileiro é celebrado em 19 de abril? A comemoração é em memória da batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648, no estado de Pernambuco.

Primeiramente, o Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país: Marinha, Exército e Aeronáutica. As tropas do exército passam por treinamentos para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos externos. Sendo assim, são responsáveis pela segurança do país e de suas fronteiras.

No intuito de prestar homenagem a instituição que orgulha nosso País, que tal aproveitarmos a data e conhecer as formas de ingresso do Exército Brasileiro?

Para ingressar é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. Além disso, o serviço militar é obrigatório para os homens, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. No entanto, além dessa forma de ingresso existem outras maneiras de fazer parte do Exército Brasileiro: Militar de Carreira, Colégio Militar e Militar Temporário.

1- Militar de carreira

Requisitos Globais:

  • Ingresso mediante concurso;
  • Altura: 1,60 m para homens e 1,55 para mulheres;
  • Par Oficiais, tem que ser brasileiro nato;
  • Para Praças, tem que ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Para EsPCEx/ESA, não pode ser casado ou ter dependente.

A princípio, o militar de carreira ingressa no Exército através da aprovação em um concurso público, de âmbito nacional. Eles devem cumprir os requisitos propostos no edital. Conheça algumas das Escolas de Formação:

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx);  Escola de Sargentos das Armas (ESA); Instituto Militar de Engenharia (IME); A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e a Escola de Saúde do Exército (EsSEx).

Vamos falar sobre algumas delas?

Escola de Sargentos das Armas (ESA)

A Escola de Sargentos das Armas, também conhecida como ESA, fica localizada na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Ela é um estabelecimento de ensino militar do Exército que é responsável por selecionar e preparar jovens para o ingresso no curso de Formação e Graduação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas (CFGS) de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

As inscrições para o processo seletivo acontecem anualmente nos meses de fevereiro a março, e são feitas pela internet no site: www.esa.eb.mil.br.

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

A EsPCEx, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, fica localizada na cidade de Campinas, SP, ela tem por objetivo selecionar e preparar os jovens para entrar na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), dando início à formação do oficial combatente no Exército Brasileiro. 

A seleção é feita anualmente, através de um concurso de admissão de âmbito nacional.  Nesse sentido, as inscrições para o processo seletivo acontecem por volta dos meses de junho e julho, e são feitas pela internet no próprio site da EsPCEx: www.espcex.eb.mil.br.

Quer saber mais sobre a EsPCEX? Clique aqui!

2- Colégio Militar

O Sistema Colégio Militar do Brasil, SCMB, é formado por 14 Colégios Militares, que oferecem o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio. Esses estabelecimentos de ensino, ficam localizados em vários Estados do Brasil.

Existem duas formas de ingresso nos Colégios Militares. Uma é feita través de Concurso Público e a outra por amparos regulamentares. O que é o ingresso por amparo? Ele é destinado a atender dependentes de militares.

Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. Todos os anos, concorrem, em média, 22 mil candidatos, entre dependentes de militares e civis.

ATENÇÃO!

Você conhece o Pratiquinho? Ele é direcionado aos alunos que também desejam ingressar no Colégio Militar do Rio de Janeiro, CMRJ, que fica localizado na Rua São Francisco, 267 – Maracanã. CLIQUE AQUI!

3- Militar temporário

De acordo com o site do Ministério da Defesa Exército Brasileiro:

O Serviço Militar Temporário, consiste no exercício de atividades específicas, definidas como de interesse das Forças Armadas, cujo ingresso se dá voluntariamente ou obrigatoriamente, por meio de Processo Seletivo Simplificado.

Como ocorre o processo seletivo?

O processo seletivo Simplificado é conduzido, no Exército Brasileiro, pelas diversas Regiões Militares, que fazem uma convocação, contendo todos os requisitos para participação, dependendo da área de atuação.

Em conclusão, os contratos são periódicos, com duração de doze meses, podendo ser prorrogado. No entanto, não podendo exceder ao tempo de oito anos de serviço efetivo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ANÚNCIO-BLOG_Prancheta-1-3.png

Os principais requisitos globais para o Serviço Militar Voluntário são:

  • Ser voluntário;
  • Brasileiro nato, para o ingresso como oficial, e brasileiro nato ou naturalizado, para o ingresso como praça;
  • Ser aprovado em exame intelectual, constituído por provas ou por provas e títulos, compatíveis com o nível de escolaridade exigido; aprovado em inspeção de saúde; aprovado em exame de aptidão física;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral;
  • Ter altura mínima de 1,60 m para homens e de 1,55 m para mulheres; e
  • Limite de permanência de até 96 meses (8 anos).
Fonte: Exército Brasileiro

Por fim, confira também: ESA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Compartilhar em:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *