Quero ser militar e meus pais não apoiam: o que fazer?

Publicado por praticarensino em

Foto: Reprodução/ Internet

O que fazer para que a família apoie a decisão de ser militar?

Ao fazermos escolhas em nossa vida, é muito importante contarmos com o apoio de pessoas que convivem conosco. O incentivo dos pais é fundamental para que os filhos se sintam seguros e busquem a realização de seus sonhos. Embora esse seja o cenário ideal, existem famílias em que a realidade é outra. Para ser militar, por exemplo, alguns jovens se deparam com a desaprovação de familiares. Ocorre que os responsáveis podem idealizar planos que não correspondem aos interesses dos filhos. Mas, o que fazer em uma situação como essa? Nós, do Curso Praticar, selecionamos dicas para ajudar você que quer ser militar, mas não tem a aprovação dos pais.

Como conseguir o apoio dos pais para ser militar

1- Sustente a sua decisão

Inicialmente, é preciso compreender se o que sente não passa de um encanto pela profissão ou se, de fato, você se enxerga trabalhando como militar. Também é válido buscar por informações mais consistentes e não ficar preso ao que é dito pelo senso comum. Visite os locais de trabalho dos militares e pergunte sobre o dia a dia da profissão. Certamente, você encontrará alguém para te ajudar nesse processo tão importante.

2- Aposte no diálogo

Por mais que, em um primeiro momento, a sua família se mostre irredutível, o diálogo continua sendo uma das melhores formas de se discutir opiniões e de se considerar pontos de vista diferentes. Se você está decidido a ser militar e deseja contar com o apoio familiar, demonstre a sua decisão de forma clara e objetiva. Mostre que esse não é apenas um sonho profissional, mas também algo que te completa como indivíduo.

3- Apresente a profissão

Por preconceito e falta de informação, os pais podem acabar fazendo um pré-julgamento e não levando em consideração a opinião do filho. Reúna informações e demonstre aos seus familiares os prós e os contras da carreira. Mostre a eles que, assim como em qualquer outra profissão, ser militar tem o seu lado positivo, mas também tem momentos conflituosos.

4- Considere críticas

É importante lidar com as opiniões contrárias. Se você mora com os seus familiares, deverá treinar, ainda mais, a capacidade de respeitar pontos de vista diferentes do seu. Por mais que você já esteja consciente sobre o que é ser militar e seus pais continuam se posicionando contra, tente extrair críticas construtivas dos discursos deles. Lembre-se de que eles te conhecem bem.

5- Mantenha o foco em seu objetivo

Independentemente de opiniões favoráveis ou desfavoráveis, é imprescindível que você mantenha o foco e persista em alcançar o seu objetivo. Para ser militar, você precisará, desde cedo, aprender a lidar com as adversidades no caminho. Em certos casos, até mesmo a situação financeira aparece como obstáculo. O ideal é traçar metas e cumpri-las a cada dia para que a cada dia você se aproxime do objetivo de ser militar.

É possível ser militar!

Nós, do Curso Praticar, sabemos o quanto é necessário que os estudantes sejam auxiliados no processo de estudos. Disponibilizamos os cursos pré-militar e preparatório colégio militar, que oferecem base para quem deseja ser militar e conquistar bons resultados na carreira.  

Confira também: O que você precisa saber para estudar no Colégio Naval

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *