Unidades: Sulacap e Nova Iguaçu
(21) 99668-8869

Quais são as principais universidades do Brasil? Confira!

Quais são as principais universidades do Brasil? Confira!

Estudante

Descubra quais são as principais universidades do País e como é feita a avaliação do MEC

Você sabe quais são as principais universidades do Brasil? Primeiramente, vamos entender como o acesso a essas instituições pode ser feito.

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é a porta de entrada para muitos estudantes que sonham em ingressar no ensino superior. Nesse sentido, ele é utilizado como ferramenta de integração em instituições públicas e particulares, através de programas como o Sisu e o Prouni. Além disso, também proporciona aos candidatos conseguir um financiamento estudantil, Fies, e contempla estudantes com cursos técnicos, Sistec. Sendo assim, todos os anos jovens de todo País se dedicam para participar da avaliação que é de âmbito Nacional.

A escolha da universidade é uma decisão extremamente importante, pois nem todas possuem uma boa estrutura e professores que oferecem um ensino adequado. Além disso, você sabia que todas as universidades, públicas e privadas, devem seguir um parâmetro estabelecido pelo MEC? Exatamente! Para ofertar cursos de nível superior elas devem estar de acordo com os requisitos do Ministério da Educação.

Como é feita essa análise?

A princípio, MEC fiscaliza as Universidades através do Sinaes, Sistema Nacional de Avaliação da Educação, que avalia os cursos, o desempenho dos alunos e a instituição em si. Ou seja, esses são 3 aspectos que resultam em uma nota que oferece um panorama da qualidade dos cursos e das instituições.

A nota do MEC é calculada através do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é vinculado ao MEC. Assim, são três os indicadores de qualidade:

  • Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (Enade)- Como o próprio nome sugere, avalia o desempenho dos alunos.
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC)- Avalia a qualificação do corpo docente, a infraestrutura, recursos pedagógicos, entre outros.
  • Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)- Ele funciona como uma avaliação geral da universidade.

Confira uma lista com algumas das principais universidades do Brasil

USP (SP)

A USP, Universidade de São Paulo, é uma instituição de ensino superior pública, mantida pelo estado de São Paulo. A sua seleção é feita por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Unicamp (SP)

Universidade Estadual de Campinas é uma universidade pública do estado de São Paulo, considerada uma das melhores universidades do país. Entre suas formas de ingresso está o Enem-Unicamp, Vestibular Unicamp, ProFis, PAAIS e Vagas Olímpicas.

UFMG (MG)

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, sediada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Para a modalidade presencial, que constitui a maioria dos cursos ofertados pela UFMG, há diversas formas de ingresso, sendo o Sisu, a principal.

UFRGS (RS)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma instituição de ensino superior pública brasileira, mantida pelo Governo Federal do Brasil. Para estudar na UFRGS, são várias as possibilidades, como por exemplo, o concurso vestibular e o Sisu.

UFSC (SC)

A Universidade Federal de Santa Catarina possui sua sede em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Atualmente, entre as formas de ingresso para esta instituição, está o vestibular e o Sisu.

UFS (SE)

A Universidade Federal de Sergipe é uma instituição pública federal que se localiza no município de São Cristóvão, Sergipe. A maioria dos cursos da UFS exige o SISU (Sistema de Seleção Unificado) como forma de ingresso.

PUC-Rio (RJ)

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro está situada no Bairro da Gávea, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Existem duas vias de ingresso: as provas do Vestibular PUC e o aproveitamento do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

UFRJ (RJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro,UFRJ, é uma universidade federal do Brasil. Ela utiliza exclusivamente a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) para o ingresso nos cursos de graduação.

Unesp (SP)

A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras. Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP e da Unicamp. Em conclusão, entre suas formas de ingresso está o vestibular e o uso da nota do Enem.


Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos! E conheça também nossos cursos preparatórios!





    Por fim, confira também: 6 Dicas para quem estuda a distância

    Compartilhar em:

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *