fbpx

Preparatório EEAR



Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é o maior complexo de Ensino Técnico – Militar da América do Sul sendo uma Organização do Comando da Aeronáutica, diretamente subordinada ao diretor-geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), que tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica.

Está localizada na cidade de Guaratinguetá, entre as escarpas da Serra da Mantiqueira e das bordas da Serra da Quebra-Cangalha e Serra do Mar. É o maior complexo de ensino técnico da América Latina.

O ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica se dá por meio de concursos públicos de admissão, que podem ser feitos para os seguintes cursos e estágios:

Curso de Formação de Sargentos (CFS)
Ministrado na Escola de Especialistas de Aeronáutica, o Curso de Formação de Sargentos tem a duração de 02 anos e exige que os candidatos tenham concluído o Ensino Médio.

Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS)
Ministrado aos Primeiros-Sargentos da Aeronáutica. Visa capacitar o instruendo a dirigir equipes de trabalho, coordenar atividades administrativas, coadjuvando as respectivas chefias no desempenho de tarefas, condição básica para a promoção à graduação de Suboficial.

Curso de Preparação de Instrutores (CPI)
Ministrado a graduados (Suboficiais e Sargentos) e professores civis da Aeronáutica tendo como finalidade preparar instrutores para o Comando da Aeronáutica, habilitando-os para o exercício de funções docentes.

Curso de Prática de Ensino (CPE)
Ministrado a militares e civis da Aeronáutica, proporcionando aos instruendos os conhecimentos e a prática necessária ao exercício eventual da docência.

Curso de Adaptação ao Idioma e à Cultura Brasileira (CAICB)
Ministrado a militares de Forças Aéreas de Nações Amigas, adaptando-os ao idioma Português e à cultura brasileira, capacitando-os para um melhor aproveitamento no Curso de Formação de Sargentos.

Em linhas gerais, o CFS tem a duração de quatro semestres.

Requisitos

Para ingresso, entre outras exigências, faz-se necessário ter concluído ou estar em condições de concluír, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final do concurso e por ocasião do ato de matrícula na EEAR, o certificado ou o diploma de conclusão e o histórico escolar do referido curso, expedido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão federal, estadual, distrital ou regional de ensino competente.

 

Conheça outros cursos que oferecemos:

Matricule-se já!