Praticar News: publicada dispensa que confirma FGV como banca organizadora do concurso PC RJ

Foto: Reprodução/ Internet
Com editais previstos para outubro de 2021, dispensa de licitação que confirma escolha da FGV para organizar concurso PC RJ é publicada no Diário Oficial. Confira!
Na quinta-feira, 9 de setembro, a Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro assinou contrato com a Fundação Getulio Vargas para organização do concurso PC RJ. Hoje, 10 de setembro, foi publicado no Diário a dispensa de licitação que confirma a Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora do concurso para Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ) para seis cargos, sendo eles: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista e perito criminal. A fundação será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas. Allan Turnowski, Secretário de Polícia Civil, reconheceu e ratificou a escolha da FGV como banca do concurso.
O próximo passo é a divulgação do extrato da contratação no Diário Oficial. Isso deve ocorrer até o dia 14 deste mês. A partir dessa formalização, passarão a contar os prazos legais para execução do concurso PC RJ. A FGV deverá realizar os últimos ajustes dos editais e definir, junto a Polícia Civil, o cronograma de inscrições e provas.
A estimativa, segundo o secretário Allan Turnowski, é que os editais sejam divulgados até outubro de 2021:
Previsão para publicarmos o edital em outubro para agentes e peritos”, informou o titular da pasta, em suas redes sociais.
O contrato com a instituição (FGV) já constava no Sistema de Compras Públicas do Governo do Estado desde o mês de agosto. no entanto, a formalização só ocorreu nesta quinta-feita, 9.
Concurso PC RJ terá oferta de 400 vagas imediatas
O concurso terá 400 vagas imediatas. A oferta abrange carreiras de todos os níveis de escolaridade. Confira:
- Auxiliar de necropsia – 10 vagas (nível fundamental);
- Técnico de necropsia – 10 vagas (nível médio);
- Investigador – 200 vagas (nível médio);
- Inspetor – 100 vagas (nível superior em qualquer área);
- Perito criminal – 5 vagas (nível superior em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Química);
- Perito legista – 25 vagas (nível superior em Medicina);
- Delegado – 50 vagas (nível superior em Direito).
O número de vagas está fixado no Decreto 47.585, de abril de 2021. No entanto, durante o prazo de validade, mais postos poderão ficar aptos a preenchimento, mediante aposentadorias, mortes, exonerações e outros desligamentos em geral.
A Cebraspe ainda será a organizadora do concurso para delegado, sendo responsável por receber as inscrições e cuidar da parte logística da seleção, como por exemplo, a escolha dos locais de prova. O edital para delegado está previsto para ser publicado em setembro.
Etapas do concurso
O concurso Polícia Civil RJ já tem estrutura de provas confirmada. Os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:
- Prova de conhecimentos;
- Prova de capacidade física;
- Exame psicotécnico;
- Exame médico.
Somente os classificados ao cargo de delegado ainda passarão por prova oral. Os aprovados em todas as fases, para todos os cargos, ainda serão chamados para o curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol).
Os editais já estão prontos e aprovados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE RJ). Em entrevista à Folha Dirigida, o secretário da Polícia Civil do Rio, delegado Allan Turnowski, revelou que só aguarda a escolha da banca para publicar os documentos.
“Queremos soltar esses editais assim que contratarmos a banca”, disse.
Fonte: Folha Dirigida
Você deseja se preparar de uma forma eficaz para passar em um concurso?
Inscreva-se para saber todas as informações sobre o preparatório.
Confira também: Bolsão 2022 do Praticar: A oportunidade ideal para você que deseja estudar
0 comentário