fbpx

Oficial do Bombeiro Militar


O concurso para Oficial CBMERJ funciona com etapas de provas teóricas, exame de saúde, exame psicotécnico e investigação social. Para candidatar-se a uma das vagas para oficial do bombeiro militar, o concorrente deve preencher os requisitos abaixo:

Requisitos

Ser brasileiro (a) nato (a).
Possuir segundo grau completo (ensino médio).
Estar em dia com as obrigações da Lei de Serviço Militar.
No caso de um reservista, precisa ter sido licenciado do serviço ativo, no mínimo, com um comportamento bom.
Não estar respondendo a processo de exclusão ou ter sido expulso, por motivo disciplinar, de qualquer instituição militar.
Não estar respondendo a processo ou inquérito criminal ou ter sido condenado por crime ou contravenção penal civil ou militar. Se absolvido, não corresponderá aos requisitos se o motivo for insuficiência de provas.
Se o funcionário ou servidor público tiver respondido ou estiver respondendo, a processo administrativo, cujo fundamento possa incompatibilizá-lo com o cargo de bombeiro militar.
Estar em dia com as obrigações eleitorais.
Não apresentar doenças pré-existente, que o torne incapacitado, mesmo que temporariamente, para o serviço ativo no CBMERJ.
Se militar, a autorização do Comandante, Chefe ou Diretor é necessária.
O candidato precisa estar em perfeitas condições físicas para a realização de testes de aptidão.

AVISO

A Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II volta a participar do Vestibular Estadual 2019: estão oficializadas 50 (cinquenta) vagas para o ingresso no cargo de cadete do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais.
Para dar mais tempo aos candidatos interessados nessas vagas de se organizarem, e também para atender à demanda da sociedade, devido à ocorrência de feriados seguidos no período, informamos a prorrogação das datas finais de inscrição e pagamento no 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2019, que agora passam a ser as seguintes:
·   Inscrições: até 07 de maio de 2018
·   Pagamento das inscrições: até 08 de maio de 2018
·   Regularização do pagamento: até 09 de maio de 2018
Como o 1º Exame de Qualificação acontece no dia 10 de junho de 2018, informamos também, por oportuno, que não haverá qualquer outra prorrogação de prazo.

Exames necessários

A prova teórica aborda, geralmente, o conteúdo do Ensino Médio. Então, um número de candidatos é selecionado para apresentar alguns exames de saúde (como eletrocardiograma, hemograma, espirometria e teste ergométrico). Esses exames devem ser pagos pelo próprio candidato, e são de caráter eliminatório, uma vez que podem apresentar problemas de saúde que tornem inviável o trabalho como bombeiro.

Os testes físicos geralmente incluem corrida, flexões, abdominais, natação, e outros exercícios relacionados. Por isso, é de suma importância que o candidato a bombeiro esteja com a saúde em dia e pratique exercícios regularmente.

Os testes psicotécnicos irão avaliar o perfil psicológico, e a investigação social irá apurar a conduta social e os antecedentes criminais do candidato.

Seja um Oficial CBMERJ!

Faça o nosso curso preparatório e seja um Oficial CBMERJ! Com corpo docente de excelência e infraestrutura de total qualidade, seu aprendizado será muito melhor. Conte com o Curso Praticar e torne-se já um Oficial CBMERJ!

Conheça outros cursos que oferecemos:


Matricule-se já!