O QUE É EFOMM?
Foto: Divulgação
Detalhes sobre a EFOMM e o processo para ingressar
Você tem o sonho de ingressar na EFOMM? A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante é um centro de referências para a formação de Oficiais, onde existe duas opções de curso: O de Náutica e o de Máquinas, em ambos os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. Ainda mais, o curso possui dois período, sendo desenvolvido em oito semestres.
Períodos
Acadêmico: Possui seis semestres letivos em regime de internato, estruturado em um sistema serial anual, dividido em dois semestres.
De Estágio: O aluno vai cumprir um estágio supervisionado que envolve dois semestres embarcado para o curso de Náutica e um semestre embarcado para o curso de Máquinas.
As atividades são desenvolvidas nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha, mais conhecidos como CIAGA, e Almirante Braz de Aguiar, CIABA, que abrangem: Atividades acadêmicas, militares e extraclasse.
Logo após terminar o 3º ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Programa de Estágio (PREST). Posteriormente a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva.
Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.
Ingresso
A princípio, o processo seletivo é anualmente realizado pelo CIAGA. Sendo assim , para ingressar o candidato deverá ser aprovado, e passar por todas as etapas, desde o período de inscrição até a aprovação no período de adaptação e efetivação da matrícula no primeiro ano do curso.
Algumas condições para inscrição:
- Primeiramente, ser brasileiro (ambos os sexos), com idade entre 17 e 23 anos em 01 de fevereiro de 2016;
- Além disso, Ter concluído, com aproveitamento, o curso do Ensino Médio ou equivalente até 11 de janeiro de 2016;
- Não ter sido condenado por sentença penal transitada em julgado;
- Estar em dia com as obrigações civis e militares (Art. 14, parágrafo 1º, inciso I da Constituição Federal e Art. 2º da Lei 4.375/64 – Lei do Serviço Militar), as últimas para candidatos do sexo masculino;
- Não ter sido julgado “incapaz definitivamente” para o Serviço Ativo das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares ou para o Serviço Militar Inicial;
- Não ser ex-aluno de EFOMM, não ter sido excluído a bem da disciplina ou por inaptidão ao oficialato de qualquer escola preparatória ou de formação das Forças Armadas ou Auxiliares, nem ter sido excluído, a bem da disciplina, do Serviço Ativo ou do Serviço Militar Inicial (SMI) de qualquer organização militar;
- Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia;
- Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50,00 (cinquenta reais); e
- Por fim, cumprir as instruções estabelecidas no Edital.
O Exame de Conhecimentos é realizado através de uma prova escrita, que envolve as disciplinas:
- Português;
- Redação;
- Inglês;
- Matemática;
- Física.
OBS: Todas são de caráter eliminatório e classificatório.
Inspeção de saúde:
Após passar pelo Exame de conhecimentos e adquirir a aprovação, os candidatos irão passar por procedimentos médicos-periciais:
Exame de Suficiência Física
O candidato será considerado aprovado se conseguir:
a) Homens:
- Correr 2.300 m no tempo de 12 minutos; e
- Nadar 50 m, no tempo máximo de 2 minutos, em qualquer um dos tipos de nado básico.
b) Mulheres:
- Correr 1.900 m no tempo máximo de 12 minutos; e
- Nadar 50 m, no tempo máximo de 2 minutos e 20 segundos, em qualquer um dos tipos de nado básico.
E a Pré-Matricula?
Se o candidato for aprovado em todas essas etapas, será convocado para realizar a Pré-Matrícula. Sendo assim, a efetivação da matrícula se dará após a aprovação no período de Adaptação.
Fonte: EFOMM
Confira também : ESA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos!
0 comentário