Dicas para a rotina de quem trabalha e estuda

Publicado por Victória França em

A rotina de quem trabalha e estuda é muito corrida. Com várias atividades para serem realizadas ao longo do dia, acaba que o tempo para estudar fica muito curto e as vezes nem tem a possibilidade de prender muito a atenção nos estudos. Com isso, separamos algumas dicas para você conciliar trabalho e estudo com organização e com tempo para prender a atenção em ambos sem precisar ficar focando em duas coisas ao mesmo tempo.

1- Organize seus estudos

Planejamento e organização é a chave, com a rotina apertada, é importante ter um cronograma de estudos bem definido separando o tempo disponível, as matérias a serem estudadas e as metas para aquela matéria, mas não se prenda muito a elas.
Utilize a meta como uma base de tempo para você estudar aquela determinada matéria, caso esteja empolgado, mantenha o ritmo e continue estudando, pois se quebrar o ritmo só porque bateu a meta pode prejudicar seu cronograma no futuro.
Também identifique horários onde seu rendimento é melhor e os períodos onde é mais fácil manter a concentração.

2-  Divida suas leituras e tarefas em etapas

Com a rotina cheia, acaba faltando empolgação para tarefas mais longas e complicadas, seja por não ter tempo de iniciar e finalizar no mesmo dia, seja pelo cansaço, seja pelo acúmulo de tarefas. Por isso, as leituras em páginas ou capítulos e as tarefas e trabalhos em etapas mais simples, assim, você completará cada objetivo mais rapidamente, avançando etapas, aumentando a sua motivação e ganhando confiança.

3- Fuja das distrações

Estudar exige concentração e foco, por isso qualquer distração pode ser prejudicial para o seu processo, seja proveitoso, ainda mais com a rotina limitada pelo trabalho.
Portanto, desligue o celular ou coloque no modo avião, evite distrações.

Explique para os amigos e familiares as dificuldades da sua rotina para que eles compreendam que o seu tempo disponível será menor, colaborem nessas horas e não fiquem criando distrações.

4- Seja realista

Não adianta cobrar a si mesmo por compromissos e metas impossíveis de serem batidas. Crie metas ousadas, mas cuidado para elas não serem impossíveis, trace metas de acordo com a sua realidade, nada de ficar buscando meta dos outros, cada pessoa é uma só, logo cada meta é diferente para cada pessoa.

Só você sabe onde seu calo aperta e por isso atente-se às metas que você cria para não criar algo que pode afetar sua saúde física e psicológica.


5-Preste atenção nos sinais do seu corpo e mente

Rotina de trabalho e estudo ao mesmo tempo é muito corrida e logo tem dias que você chega em casa e nem se aguenta em pé, então, nesses dias procure descansar! Não adianta nada você ir estudar esgotado fisicamente porque não vai absorver os conteúdos e nem adquirir os conhecimentos necessários para você, com isso, não forçe a barra e tenha paciência consigo mesmo, não é dia de um dia para o outro que os resultados aparecem e também não é o excesso que vai te levar a conquistar seus objetivos. 

Tenha foco, mas preste atenção em si mesmo para não ficar doente no processo.

6-Priorize a sua saúde

A saúde é o bem mais importante que o ser humano tem e não é nenhum exagero ou folga cuidar dela, durante a rotina de trabalho e estudo a saúde acaba ficando em segundo plano e a longo prazo os problemas surgem e prejudicam demais a qualidade de vida.
Priorize dormir bem, acordar cedo, fazer exercícios e ter uma alimentação equilibrada, dessa forma, seu cérebro com uma vida mais saudável tende a  funcionar melhor e você vai conseguir lidar melhor com a sua rotina 

7-Aproveite seus momentos de lazer

A rotina de quem trabalha e estuda é muito puxada, por isso aproveitar  os momentos de lazer é crucial para manter a mente mais descansada.
Tente tirar dias para encontrar os amigos, sair, ver uma boa série ou filme, se curte jogue algo que goste ou outro hobby, para que o estresse e cansaço em excesso e também não prejudique outros aspectos importantes durante a vida e seu corpo e sua mente trabalhem melhor.

8- Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é algo que faz parte da nossa vida seja para nos entreter, seja para trabalhar, seja para estudar, a tecnologia está cada vez mais presente na nossa rotina e devemos usá-la ao nosso favor.
Muito se fala que a tecnologia prejudica o desempenho e desenvolvimento de novas habilidades, mas ela também pode nos ajudar a ter uma rotina melhor e com mais qualidade, com isso, escute uma música ou um podcast enquanto estuda, use aplicativos para ajustar sua rotina tanto de trabalho quanto de estudo e o mais importante a use para buscar as matérias que você está em dúvida ou dificuldade que tenha em determinada matéria ou assunto e também para melhorar a sua rotina de trabalho.
Porém, tenha sempre em mente que você precisa tomar cuidado com as distrações durante o estudo, então tome cuidado com a tecnologia e com isso fixe a tecnologia a seus estudos mas usando as funções para não se distrair e perder o foco.

Compartilhar em:
Categorias: Notícias