09 de janeiro: Dia do fico

Publicado por Nathalha Araújo em

dia do fico

O dia 09 de janeiro é marcado como o Dia do Fico, dia em que D. Pedro I declamou a famosa frase: “se é para o bem de todos e felicidade geral na Nação, estou pronto! digam ao povo que fico”. E o Blog Praticar trouxe, nesta data tão importante para história brasileira as principais informações sobre este acontecimento.

Dia do Fico:

No próximo domingo, dia 09 de janeiro de 2022, será comemorado o Dia do fico, que neste ano completa 200 anos. Nesta mesma, porém em 1822, na cidade do Rio de janeiro, após se negar a voltar para Portugal, a pedido da corte e de seu pai D. João VI, D. Pedro I, até então príncipe, se recusou a voltar para Europa, dando assim, os primeiros passo rumo a Independência do Brasil.

FOTO: DIVULGAÇÃO/WIKIPEDIA

Seguida a Revolução do Porto, D. João VI deu fim ao seu exilio em terras brasileiras e retornou para Lisboa, deixando seu filho, D. Pedro I, com as “rédeas” do Pais. No entanto, a Corte portuguesa não estava mais satisfeita com o status que a antiga colônia vinha tendo, e quis transferir a capital da Império novamente para Portugal e levar o Príncipe para Europa. Contudo, o povo e elite não ficaram satisfeito com esta noticia e nem com o retrocesso que o Brasil iria sofrer, voltando a se tornar colônia do império e inferior a Portugal. Dessa forma, reuniram 8 mil assinaturas em um abaixo assinado demostrando, assim, apoio a permanência de D. Pedro I e de sua esposa, Princesa Leopoldina.

Por fim, após todo apoio da população brasileira, que recusava submeter-se aos desmandos da Europa, e a pressão da Corte portuguesa pelo seu retorno a Lisboa, o Príncipe D. Pedro I, em uma janela na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no Paço Imperial, juntamente com os apoiadores da Independência do país, pronunciou a tão famosa frase, declarando, portanto, sua permanência no Brasil e iniciando, assim, um movimento de desprendimento de Portugal.

Já conhece o BOLSÃO PRATICAR 2022? Nele você pode conseguir até 100% de desconto em nosso cursos. CLIQUE NO BANNER e saiba mais.



Leia Também: 2022 é o ano dos concursos?

Compartilhar em:

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *