Unidades: Sulacap e Nova Iguaçu
(21) 99668-8869

Desafios da aprendizagem: Como superar a preguiça na hora de estudar?

Desafios da aprendizagem: Como superar a preguiça na hora de estudar?

preguiça para estudar

A preguiça na hora de estudar, atualmente, se trata de um grande obstáculo para muitos alunos. Receba dicas e supera mais essa barreira!

Como falamos anteriormente em outros artigos, a procrastinação e a preguiça são distintas. Diferente da procrastinação, em que a pessoa adia o que ela tem que fazer, mas realiza, a preguiça opta por não fazer nada. Sendo assim, a preguiça é um dos obstáculos mais citados na hora de estudar, sendo bastante citada por muitos estudantes que sentem dificuldade na aprendizagem.

O Blog Pratricar separou algumas recomendações e dicas para você derrubar essa barreira, prosseguir suas atividades e, finalmente, conseguir alcançar seus objetivos. Vamos lá?

1-Interesse e compromisso são fatores primordiais

Aluno desinteressado nos estudos

A princípio, quem está estudando para uma prova, um concurso, vestibular ou até mesmo cursando o ensino médio, está se preparando para conquistar um bom futuro profissional e pessoal. Lembre-se que o interesse é seu, pois é você que vai viver os resultados das suas escolhas. E seu sonho? Seu objetivo de vida? Nada acontece de forma fácil e sem compromisso não existe possibilidade de alcançar o sucesso. Ou seja, use o gatilho mental (agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto) do compromisso para impulsionar sua vida e realizar o que é necessário. Em outras palavras, supere a preguiça na hora de estudar pensando nos seus sonhos de um futuro melhor e realizado.

2- Tenha uma rotina e seja organizado

Ter uma rotina e buscar organização é o básico. Se você faz tudo de qualquer forma, não sabe suas prioridades e não busca separar os horários das atividades que precisa realizar, não conseguirá atingir seus objetivos! Nesse sentido, um bom estudante sabe que precisa de um ambiente propício e planejamento de estudo com rotina estabelecida.

3- Não se sobrecarregue

É muito importante saber seu limite! Evite sobrecarregar seu corpo ao extremo. Além disso, lembre-se que o cérebro é um órgão muito importante, é nele que você faz as sinapses da memória e absorve todo o conhecimento. Lembra da curva do esquecimento? Muito falada pelo nosso diretor @rodrigo.praticar, não? Acompanhe o Instagram dele e fique por dentro desses insights que ajudam ensinar a estudar na maneira certa.

Basicamente, a curva do esquecimento foi criada por um psicólogo alemão, Herman Ebbighaus, que através do gráfico da memória diz que quanto mais o tempo for passando, menos a memória irá reter ou processar o que foi estudado. Mas o que isso tem a ver com sobrecarregar o seu corpo? Uma mente cansada não funciona bem, assim como um corpo despreparado não obtém bons resultados. Busque boas horas de sono, um corpo saudável com uma mente leve, é mais criativo e produz mais.

4- Use técnicas de estudo para evitar a preguiça na hora de estudar

Por fim, mas não menos importante, temos o uso de técnicas de estudo, que podem ajudar a despertar seu interesse e ajudar com ferramentas. O principal objetivo de utilizar essas técnicas é aprender com qualidade, mas de forma rápida e eficiente. Em nosso artigo “Técnicas de Estudo: descubra as melhores” você pode conferir 10 técnicas muito utilizadas e comprovadas cientificamente que proporcionam bons benefícios.

E ai, curtiu nossas dicas sobre como evitar a preguiça na hora de estudar? Continue nos acompanhando nas redes sociais e no Blog Praticar. Deixe seu comentário para continuarmos trazendo bons conteúdos e ajudarmos você nos estudos. Se liga! Dicas de assuntos também são bem-vidas.

http://gph.is/210z1RD

Confira também: Quais são os obstáculos que você enfrenta na hora de estudar?

Compartilhar em:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *