15 de outubro: Dia do professor

Publicado por Nathalha Araújo em

Dia do professor


FOTO: Escola foto criado por freepik – br.freepik.com

Inicialmente, o dia escolhido para homenagear os professores pela UNESCO, é o dia 5 de outubro. Porém no Brasil, a data estabelecida para parabenizar o professor é o dia 15 de outubro. Neste dia, no ano de 1857, Dom Pedro I, sancionou a lei que criava um ensino elementar no país. Dessa forma, hoje, o Curso Praticar homenageia estes profissionais que preparam, ensinam e realizam sonhos.

“Aquele que declara em público”, a palavra professor vem do latim “professus”, do verbo “profitare”, ou seja, aquele que declara. Neste sentido, a profissão de professor é uma das mais antigas, sendo assim, o ensinar sempre esteve na história e na vida de toda humanidade ao longo da história. No entanto, os moldes foram se transformando com o tempo assim como o ofício.

Não existiam escolas na Grécia antiga, nem plano de aula ou uma ciência que estudava a aprendizagem, no entanto, Sócrates já ensinava, sendo professor de Platão em ambientes públicos, incitando o pensamento crítico.

Durante séculos, o ensino esteve nas mãos da Igreja, tornando o educação restrita a uma elite e ao Clero, porém , ao longo da história, vimos personalidades que lutaram para que a educação fosse cada vez mais inclusiva e popular, mesmo com qualidade do ensino sendo desigual, logo, esta luta possibilitou que muitas pessoas tivessem acesso ao conhecimento e pudessem através do estudo transformar suas vidas e a sociedade.

Dessa forma, o Praticar colabora para esta mudança através da educação, acreditamos que apenas o conhecimento é capaz de transformar vidas e realizar sonhos. Portanto, nesse dia tão especial, gostaríamos de agradecer a todos os professores da instituição que colaboram nesta missão e parabenizar todos os guerreiros que se dedicam ao ensino.

E aí, gostou? Deixe um comentário!

Leia também: 5 motivos para escolher o Praticar.
 

Compartilhar em:

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *