Dicas para te ajudar a entender os editais de concursos

Publicado por praticarensino em

Uma etapa importante para quem vai prestar um concurso público é a leitura do edital. Nesse documento, estão todas as informações indispensáveis para que deseja concorrer a uma vaga, como atribuições do cargo, remuneração, número de vagas e requisitos necessários para a classificação. Acontece que esse documento assusta muita gente, e não e à toa; os editais de concursos costumam ser longos, com letras pequenas, com leitura cansativa e cheios de informações em uma linguagem rebuscada.

Ainda que não seja tarefa fácil, ler o edital com atenção, destacando as informações mais importantes, é um passo importante para se preparar para o concurso.

Sabendo da importância dos editais de concursos e o quanto os concurseiros têm dificuldades de ler com calma e entender todas as informações contidas nele, o curso Praticar preparou esse artigo, destacando o que não falta em um edital e te orientando da melhor maneira para tornar a leitura mais simplificada e esclarecedora. Confira!

Por que o edital é tão importante?

O edital é uma espécie de lei que rege o funcionamento de um concurso. Todas as informações que constam nele são de extrema importância para que, tanto o candidato quanto a organizadora, estejam amparados na hora da aprovação ou desclassificação. Portanto, são os editais de concurso que guiam todos os passos da classificação e estar atento a todas as informações contidas nele é indispensável para que você possa reivindicar os seus direitos caso se sinta prejudicado pela correção.

4 dicas para ler os editais de concursos

ler editais de concursos

1- Busque editais anteriores

Os editais de concursos de cada ano saem, geralmente, em um período de 45 a 60 dias das provas. Sendo assim, se você depender do edital oficial para começar os seus estudos, não terá tempo o bastante para se preparar e sairá prejudicado. A melhor maneira de evitar isso é se baseando em editais anteriores. Poucas coisas costumam mudar nas provas de um ano para outro no que diz respeito ao conteúdo a ser cobrado.

O primeiro passo é descobrir qual será a banca examinadora responsável pela prova do seu concurso. Essas empresas costumam disponibilizar as provas anteriores, juntamente com os gabaritos e os editais. Esse será o seu ponto de partida, para quando o edital atualizado sair você poder se focar em alguma possível mudança e se concentrar na data exata.

2- Entenda a estrutura do documento

Os editais de concursos, geralmente, possuem a mesma estrutura. Sabendo disso, fica mais fácil quando você pegar o edital da vaga a qual você quer concorrer e entender melhor as informações. Algumas informações imediatas a se buscar no edital são:

– nome do cargo;
– número de vagas;
– local de exercício do cargo;
– remuneração;
– jornada de trabalho;
– condições especiais (para pessoas portadoras de necessidades especiais);
– inscrição e pagamento da taxa (ou isenção, quando é o caso);
– tipo de prova;
– data da realização da prova;
– etapas seguintes;
– conhecimentos necessários;
– condições para recursos.

A estrutura em que essas informações são dispostas é, basicamente:

– disposições preliminares, em que a banca aplicadora é apresentada, bem como o regime jurídico dos cargos oferecidos, para onde as vagas se destinam e outras informações primárias;
– número de vagas oferecidas para cada cargo, bem como as exigências para se candidatar e, caso aprovado, para tomar posse da vaga. Analise essa etapa com atenção porque, ainda que você seja aprovado na prova, se não cumprir todas as exigências dos editais de concursos não poderá ser classificado para a vaga;
– última parte do edital, com datas e etapas do concurso, instruções para a inscrição e critérios de avaliação e desempate utilizados pela banca;
– anexos contendo remuneração, carga horária e conteúdo cobrado em cada etapa de classificação.

3- Leia o edital em dias e horários alternados

Ainda que você tenha encontrado as informações mais relevantes dos editais de concursos, é importante que leia todo o documento, mais de uma vez, em dias e horários alternados. Essa precaução serve para que você não deixe nenhuma informação que, a princípio possa parecer irrelevante, passar e acabar se prejudicando. Fique atento às “letras miúdas” que possam aparecer e a todos os mínimos detalhes, afinal, o edital é o documento no qual você poderá se amparar para reivindicar algum direito que possa ter sido violado.

4- Faça um resumo

Depois de ler e reler algumas vezes o edital, faça um resumo com as informações que você considerar importante. Salve o arquivo ou imprima uma cópia para manter com você, para que seja consultada sempre que surja alguma dúvida. Isso te ajudará a se preparar da melhor maneira possível e tornará os editais dos concursos mais fáceis de serem entendidos.

Além de entender exatamente todas as informações passadas pelos editais de concursos, é muito importante que você busque ajuda experiente para que você se prepare e alcance a tão sonhada aprovação.

O curso Praticar está há anos preparando os seus alunos para o seu sucesso e é a melhor escolha para você que deseja um curso preparatório militar ou um pré-vestibular UERJ de qualidade. Entre em contato conosco, conheça todos os cursos que oferecemos e deixe que o Praticar te ajude a alcançar a aprovação!

Links úteis:
curso pré militar RJ
projeto UERJ
preparatório EsSA


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *