Como lidar com a reprovação em concurso


te ensinamos a recomeçar após uma reprovação em concurso

Por mais que a reprovação em concurso pareça frustrante para quem se dedicou meses e meses aos estudos, é necessário que o estudante não abandone o aprendizado, a fim de que ele consiga alcançar seu maior objetivo, que é a aprovação no concurso.

A princípio, pode parecer fácil quem está de fora incentivar o estudante a continuar tentando a aprovação. Mas, nós, do Curso Praticar sabemos o quanto é importante, nesse momento, o apoio necessário para que o concurseiro continue estimulado. Portanto, se você passou por uma reprovação em concurso, fique atento às dicas que selecionamos neste artigo, para te ajudar a se manter firme e não desistir de alcançar o sonho da aprovação.

Como seguir em frente após a reprovação em concurso

saiba lidar com a reprovação em concurso

Analise a sua prova

Depois de qualquer resultado, é sempre bom conferir os erros e os acertos para reforçar o conhecimento e aprender mais. Pensar nas questões que você poderia ter acertado, só te deixará mais frustrado. Então, foque no que errou e busque pelas respostas certas, consultando fontes de estudo como livros e internet. Ao fazer isso, você conhecerá a fundo o assunto abordado na questão que você errou anteriormente e não repetirá o erro em provas futuras.

Desistir não é uma opção

Não há como negar que a reprovação em concurso deixa muitos candidatos abalados emocionalmente. No entanto, é preciso criar uma blindagem contra a derrota. Quem sabe aquele não era o momento certo para a sua aprovação? Talvez fosse necessário um pouco mais de estudos para você adquirir o conhecimento necessário para a aprovação.

Lembre-se de que, milhares de pessoas também se preparam e merecem que isso seja reconhecido. Então, não permita que uma nota negativa bloqueie o seu aprendizado. Se for preciso, altere a sua rotina de estudos, mas não se desfaça do seu principal objetivo, que é a aprovação no concurso.

Identifique o que atrapalha os seus estudos

A rotina de estudos precisa estar organizada para que o aprendizado seja adquirido e, consequentemente, a aprovação no concurso seja conquistada. Portanto, identifique hábitos que interferem nos seus estudos. Beber diariamente, usar medicamentos para ansiedade e estudar de forma desregrada são algumas das práticas que interferem negativamente no desempenho na prova. É claro que momentos de lazer são necessários, mas quando eles se tornam hábito cotidiano, corre-se o risco de ter um mal desempenho no concurso.

Peça ajuda

Calma, a reprovação em concurso não é o fim do seu sonho! Existem outras pessoas que passaram pelo que você está passando e que sabem tudo sobre concursos. Sendo assim, não se feche às possibilidades de aprender mais. Se seu esquema de estudos não está gerando resultados satisfatórios, por que não recorrer a uma nova alternativa? Quem sabe você precise de um curso que lhe traga conteúdos relevantes para o seu aprendizado? No Curso Praticar, você tem acesso a cursos voltados tanto para a segmento acadêmico quanto para a área militar.

Mude o seu método de estudo

A organização e os métodos de estudo existem para facilitar a absorção do aprendizado. No entanto, a sua forma de estudar pode não ser a mais adequada para o tipo de prova que você vai prestar. Por exemplo, a técnica Pomodoro é uma boa opção para dividir o estudo em blocos e cronometrar cada etapa do aprendizado. Dessa forma, você conseguirá manter a concentração e obter agilidade na aprendizagem.

Além de contar com as nossas orientações, é muito importante que você seja auxiliado em seus estudos. Recorrer a um curso que te possibilite um aprendizado consistente te trará ótimos resultados em concursos que você vier a prestar. Então, não hesite e conte com o Curso Praticar. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso curso CBMERJ e nosso pré-vestibular UERJ.

 

Veja também:
projeto UERJ
oficial PMERJ
preparatório PMERJ