Na manhã desta segunda-feira(08/08), o governador Cláudio Castro autorizou oficialmente o concurso para o Corpo de Bombeiros em publicação no Diário Oficial do Estado.

A corporação está autorizada para provimento de 670 vagas para o cargo de soldado e 130 vagas para o cargo de 3º sargento.

Com essa autorização, o Corpo de Bombeiros agora pode continuar o processo de abertura de seleção, que já conta com banca organizadora definida, que é o Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS).

A próxima etapa é a autorização da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal (COMISSARRF), que pelos indicativos atuais deve também dar aval ao concurso.
O concurso terá ao todo 800 vagas divididas em 670 vagas para o cargo de soldado e 130 vagas para o cargo de 3º sargento. As vagas são divididas em:

Para Bombeiros Músicos as vagas são:

Para todas as vagas, o concurso exige nível técnico médio completo sem limite de idade para participar do concurso, porém uma lei sancionada em janeiro deste ano prevê o limite de 32 anos para ingresso na corporação.

A única exceção será para condutores onde exigirá apenas nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação(CNH) nas categorias D e E.

Os candidatos serão avaliados em diversas etapas sendo uma delas a prova objetiva com 60 questões divididas da seguinte forma:

A expectativa da corporação é abrir vagas para todo o Estado de acordo com estudo técnico. Com o concurso autorizado, o CBMERJ espera receber até 100 mil candidatos.