Como minimizar o cansaço nos estudos

Publicado por Nathalha Araújo em

como minimizar o cansaço nos estudos

FOTO: Negócio foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com

Definitivamente, o cansaço é uma das principais reclamações e empecilho referente aos estudos. Atualmente, a maioria das pessoas tem uma rotina desgastante que envolve trabalho, afazeres domésticos e diversas outras funções. No entanto, exitem alguns fatores que podem auxiliar ou atrapalhar neste objetivo, desta forma, você deve analisar e identificar os pontos que podem ser mudados. Pensando nisto, o Praticar trouxe algumas dicas para aliviar o cansaço e aumentar o desempenho nos estudos.


Ter uma boa noite de sono

A principio, logo surge uma pergunta na sua cabeça: “Como vou dormir e ter tempo para estudar?”. Calma! Ter uma boa de sono não significa dormir por mais tempo. No entanto, existem fatores que atrapalham no seu sono, como telas de celulares, computador e tv, portanto, encerrar o uso desses eletrônicos 1h antes de dormir, ajuda a mente a relaxar e ter uma noite de sono mais proveitosa. Desta forma, tendo como resultado uma diminuição no cansaço. Tomar bebidas relaxantes, como chás, por exemplo, também podem auxiliar neste objetivo.

Café

Handsome african-american hipster man showing thumb up, drinking coffee and recommending cafe, standing over pink background.

Aah, o café! Maior aliado nos estudos e dos concurseiros. Ajuda no foco, funciona como estimulante e nos mantem mais dispostos. Definitivamente, tomar café auxilia nos momentos de estudos, pelos motivos listados acima, porém, é bom atentar-se para o horário em que irá fazer uso desta bebida, porquê pode afetar na rotina de sono e fazendo o efeito contrário, aumentando o cansaço. De acordo com as recomendações, é preferível o seu consumo antes das 16h, para que não atrapalhe no relaxamento noturno.

Boa alimentação

Alimento foto criado por senivpetro – br.freepik.com

Ter uma boa alimentação, acima de tudo, auxilia em todas os nichos da sua vida e principalmente na rotina. Assim como, comer alimentos gordurosos prejudica a saúde, estes também são de difíceis digestão, consumindo mais energia, por isso aquela sensação de sono e cansaço após comer algo pesado. Portanto, evitar esses alimentos e comer, no mínimo, 1h antes de iniciar os estudos, pode minimizar o cansaço, logo, melhorando o desempenho nos estudos.

Estabelecer uma rotina

Woman writing on her daily planner

Este tema sempre está presente em todas as dicas citadas no blog, no entanto, ter uma rotina planejada, com horários definidos e tarefas organizadas é acima de tudo, um dos fatores mais eficientes no aproveitamento dos estudos. Neste sentido, devemos considerar que nosso corpo é programável, ele se adapta aos estímulos e rotina que oferecemos. Inicialmente, você pode enfrentar dificuldades para estabelecer horários, porém, após um curto período, logo irá se adaptar e o cansaço interferirá menos nos estudos.

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2 comentários

Thales Lago · 24 de novembro de 2021 às 10:42

ideia da rotina funciona mesmo!
Eu estava fazendo tudo misturado e deu muito errado ksks
Não fazia nada direito e me sentia esgotada.
O café não tenho habito mas suspeito ser ótimo para não bater sono na prova.

    Nathalha Araújo · 25 de novembro de 2021 às 09:20

    Olá, Thales!
    tudo bem?
    A rotina é fundamental nos estudos, ajuda o nosso corpo a entender e se adaptar as demandas do dia.
    Esperamos ter ajudado com as dicas. 🙂

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