Processos de aprendizagem: Como funciona o nosso cérebro?
Compreenda a estrutura do cérebro, como é feita as sinapses da memória e receba dicas para aplicar no processo de aprendizagem
Toda quarta-feira, às 22:30, o nosso diretor, @rodrigo.praticar, traz em suas lives assuntos pertinentes sobre os processos de aprendizagem, métodos comprovadamente eficazes, a utilização de técnicas e ferramentas que servem de apoio para o estudante, entre outros. Nesse sentido, na Live 9 o tema proposto para desenvolvimento foi sobre o funcionamento do cérebro. O intuído é entender como absorvemos as informações e quais são os comandamentos cerebrais, e assim, por meio desse conhecimento possamos compreender como aprender da forma correta.
Você sabe como o cérebro se divide?
Nosso cérebro basicamente é dividido em duas partes : O lado esquerdo e o direito.Primeiramente, você já ouvir falar sobre o funcionamento dos dois hemisférios do cérebro? O lado esquerdo é responsável pela interpretação “lógica” das situações, esse lado analisa os dados e procura justificar os acontecimentos. Contudo, já o lado direito tem outra função, ele é responsável pela interpretação “emocional” das situações, o uso dele está associado à criatividade e intuição.
Além dessa separação por hemisférios, existem 4 tipos de lobos no cérebro:
Lobo frontal: Fica localizado na parte da frente do cérebro (testa). Ele é responsável pelo planejamento de ações, bem como o pensamento abstrato. Além disso, é a região responsável pela produção da fala. Além disso, é responsável pela memória a longo prazo, pela regulação das emoções e pela assimilação do que vemos;
Lobo parietal: Essa área possui um papel importante na percepção sensorial (temperatura, dor, pressão etc.), envolve por exemplo, o tato. Além disso, também possui uma percepção no raciocínio espacial, além de ser fundamental para o entendimento da matemática;
Lobo occipital: Fica localizado na parte inferior do cérebro. Tem relação com o sentido da visão, processa estímulos visuais que decodificam. Assim como, classificam tamanhos, formar, cores e etc.
Lobo temporal: Essa área é responsável pela regulação das emoções (raiva, felicidade, motivação e outras), pela estruturação da linguágem fonológica, bem como, pela percepção de sons e vozes.
Outra divisão é o entendimento de profundidade, que está ligada ao lobo temporal, no sistema límbico, que tem uma parte importante chamada Hipocampo, uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano, considerada a principal sede da memória e importante componente do sistema límbico.
Como dito acima, o hipocampo é uma formação pequena e curva no cérebro que possui um desempenho importante no sistema límbico. A ele está atrelado a formação de novas memórias, a aprendizagem e às emoções.
O sistema límbico é responsável pela “memória volátil”. Imagine um computador, a memória volátil requer uma corrente elétrica para reter os dados, caso a energia seja desligada, os dados são apagados. Nesse sentido, seria um novo conhecimento adquirido, uma nova memória que ainda não está fixada na sua mente.
Entenda o processo de aprendizagem:
Primeiramente, o cérebro a todo momento está fazendo sinapses que acontecem no horário de dormir. Lembre-se que ele é um órgão que necessita descansar e poupar energia. Ou seja, existe uma grande necessidade de quando o estudante for montar o seu planejamento de estudos, ele reservar um tempo para o descanso, pois é nesse momento que o cérebro processa todo o estudo. Afinal, uma mente cansada não possui um bom desenvolvimento.
Não adianta estudar muitas horas e não ter um bom aproveitamento. No ciclo de 24 horas, durma no mínimo 6 e no máximo 8 horas. Você sabia que o tempo é um dos comandamentos cerebrais? Tem a ver com condicionamento, tudo aquilo que a gente dedica nosso tempo automaticamente fazemos sinapse. Administre seu tempo da forma correta.
Imagine novamente que seu cérebro é um computador:
O HD- É a memória fixa;
A memória RAM– É o processamento volátil.
O que nos impede de aprender? É a capacidade limitada da nossa memória volátil, a memória RAM. Quando você dorme significa que atingiu a capacidade máxima de armazenamento, o principal sinal é o cansaço.
As informações são processadas na área de trabalho da memória recente, memória volátil, após o sono acontece a sinapse e as construções de redes neurais damos o nome de memória. No computador todo conhecimento fica guardado em softwares, já no cérebro fica guardado na parte do hardware, parte física, dos neurônios, dos caminhos neurais.
A princípio, ao ter a percepção do funcionamento do nosso cérebro, podemos compreender da melhor forma como aproveitar corretamente a nossa capacidade de aprendizado. Existem 5 formas de absorver conteúdos, e elas se dão através dos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Quanto mais sentidos tiverem envolvidos no processo de a aprendizagem, maior será a chance desse conteúdo ser consolidado no cérebro.
Em conclusão, a metodologia praticar foi desenvolvida e aplicada em diferentes pessoas, e assim, ela foi comprovada como sendo eficaz. É primordial o estudante entender que a consolidação se dá através de processos posteriores. Então, separe seu tempo e estude todos os dias, usando técnicas e ferramentas de estudos disponíveis como um auxílio.
Dicas:
- Estude todos os dias;
- Submeta seu cérebro a desafios (palavras-cruzadas, xadrez);
- Leia, mesmo que não tenha hábito;
- Afaste-se de tudo que te atrasa;
- Por fim, não seja pessimista.
E ai, gostou? Acompanhe o “Desafio de 31 Semanas, 3 compromissos e 1 sonho realizado”. Toda quarta-feira, às 22h30min, o nosso diretor @rodrigo.praticar aborda em suas lives, no Instagram, conteúdos relevantes que vão te ajudar na caminhada para a conquista do seu objetivo. Não perca tempo!
Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos! E conheça também nossos cursos preparatórios!
Confira também: Benefícios da memória: O gráfico mais importante do mundo
0 comentário