COMO EVITAR O SONO NA HORA DE ESTUDAR?
Foto: Freepik
Conheça os benefícios de dormir bem e receba dicas para evitar o sono na hora de estudar
Qual a importância de dormir bem ?
Ter uma boa noite de sono é sinônimo de bons resultados, tanto em relação a saúde, quanto na hora de estudar. Especialistas do mundo todo afirmam que dormir bem contribui positivamente para o metabolismo, ajuda a ter disposição e previne doenças crônicas.
Mas e os estudos? Uma noite ruim pode afetar a memória, o equilíbrio e a criatividade de um indivíduo, além de prejudicar a capacidade de absorver novos conteúdos. Nesse sentido, se você quer garantir uma boa eficácia na hora de estudar, aposte em boas noites de sono.
Qual o mínimo de horas de sono por dia?
- Adolescentes (14-17): Devem dormir por volta de 10 horas por dia.
- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Evite dormir menos de 6 horas e mais do que 11 horas.
- Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas.
O que pode atrapalhar o sono de uma pessoa ?
- Cafeína em excesso;
- Uma má alimentação;
- Consumo de álcool;
- Distúrbios do sono, como por exemplo, Insônia, Síndrome da perna inquieta, Síndrome do sono insuficiente e Apneia obstrutiva do sono;
- Luminosidade, ou seja, a luz de dispositivos ou do ambiente;
- Temperatura e ruído;
- Sedentarismo; e
- Dormir em horários irregulares
Esses são alguns tópicos, porém existem outras causas, no entanto, buscar entender alguns desses tópicos e mudar os hábitos vai ajudar a regular seu sono.
Dicas de como evitar o sono na hora da aprendizagem:
1- Durma o suficiente
Como foi dito anteriormente, uma boa noite de sono é sinônimo de bons resultados.
2- Descubra qual é o seu cronotipo
Segundo o IiMEL, Instituto Internacional de Melatonina, que fica localizado na Espanha, cada indivíduo possui uma predisposição natural em relação aos picos de energia e cansaço, isso se dá de acordo com a hora do dia. Os cronotipos podem ser:
MATUTINO: Precisam ir para a cama cedo, sendo ativos somente nas primeiras horas do dia. Em geral, dormem entre as 22h e 6h da manhã. De acordo com o IiMEL, 25% da população é matutina.
VESPERTINO: Rendem melhor à noite. O horário de sono costuma ser entre 3h e 11h. Corresponde a 25% dos indivíduos.
INTERMEDIÁRIO: Dormem geralmente entre meia-noite e 8h da manhã.
3- Tenha ambientes de estudo adequados
Não é deitado em um sofá ou em uma cama que você vai evitar o sono, pois além de fazer mal para a coluna não é um local adequado para o estudo. Procure separar um espaço, de preferência uma mesa com uma cadeira confortável. Além disso, evite locais com ruídos e barulhos externos.
4- Dê intervalos de descanso
Monte um cronograma de estudo e separa um horário para o intervalo.
5- Usufrua do cafezinho, mas não exagere.
A cafeína libera algumas substâncias químicas no cérebro que acabam nos mantendo despertos e bloqueia outras que induzem o sono.
6- Procure um ambiente bem iluminado
Luzes que não são naturais, como as de lampadas comuns de residência, podem fazer mal a vista. Outro fator que também pode prejudicar o sono é a luz de dispositivos eletrônicos.
Alguns estudos indicam que a exposição à luz do celular à noite prejudica o sono pois o tipo de iluminação que procede da tela do dispositivo corta a secreção de melatonina, um hormônio que age diretamente nos padrões de sono.
7- Alimente-se bem
A alimentação é fundamental para a saúde em si. Um corpo saudável resulta em um bom desenvolvimento e uma boa disposição. A fome tira a concentração e isso resulta em uma má produtividade.
Curtiu? Confira também : ESTUDAR X REDES SOCIAIS
Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos!
0 comentário