Bombeiros RJ: corporação pede aval para 50 vagas efetivas referente ao ano de 2022

Publicado por Rebeca Castelo em

CBMERJ

O concurso Bombeiros RJ para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) aguarda aval do Governo do Estado para 50 vagas efetivas

O Concurso Bombeiro do Rio de Janeiro para o Curso de Formação de Oficiais é realizado anualmente. Ontem, 27 de julho, o documento de solicitação foi assinado pelo secretário de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Leandro Sampaio Monteiro. No momento, o corpo de bombeiros do RJ só está aguardando o aval, do Governo do Estado, para o preenchimento de 50 vagas efetivas referente ao ano de 2022.

“O presente processo tem por finalidade a autorização para a realização de concurso da maneira mais célere possível, como parte integrante do 1° Exame de Qualificação-vestibular-UERJ, com a pretensão de nomeação e provimento efetivo dos novos cadetes no início do ano letivo de 2022”, conclui o secretário.

No total, estão sendo solicitadas 50 vagas efetivas, considerando o “natural envelhecimento da tropa e o atual déficit de oficiais combatentes”. O provimento de vagas é para o início do ano de 2022, a qualquer momento pode sair o edital do exame de qualificação com prova ainda este ano.

Último concurso para Oficial Bombeiro RJ

O último concurso Bombeiros RJ para o CFO 2021 teve seu edital publicado em novembro de 2020, com 25 vagas para o quadro de oficiais. As oportunidades foram para homens e mulheres.

Requisitos

  • Ser brasileiro;
  • Nível médio completo;
  • Estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • Possuir, no mínimo, 18 anos no ato da matrícula no curso de formação;
  • Não há limite de idade;
  • Para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento “bom”.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas mais uma redação. Os exames foram aplicados por meio de um vestibular isolado da Uerj.

Os aprovados foram convocados para a segunda etapa da seleção, cuja a organização foi feita pelo CBMERJ. Nesse caso, foram aplicados:

  • exame físico (corrida de meio fundo – 2.400 m em 12 minutos; natação – 100 m em dois minutos e meio; flexão e extensão de MMSS – barra fixa; abdominal – 35 repetições em um minuto);
  • exame de de saúde; e 
  • pesquisas documental e social.

Benefícios

Segundo o Corpo de Bombeiros RJ, o salário bruto de um cadete (militar em formação para se tornar oficial) é de, aproximadamente, R$3.200. Após concluir os três anos de formação, já como aspirante, pode chegar a R$6 mil.

Concurso Bombeiro temporário RJ

cbmerj

No dia 2 de julho saiu o edital do Concurso Bombeiros RJ 2021. O concurso está ofertadas 3 mil vagas de acordo com as regras do Serviço Militar Temporário. Das oportunidades, 2.548 são para soldados 452 para oficiais do quadro da Saúde. 

Para mais informações acesse o link abaixo:

Concurso Bombeiro temporário RJ: Sai edital com 3 mil vagas






    Compartilhar em:
    Categorias: Notícias

    Rebeca Castelo

    Jornalista, 25 anos

    0 comentário

    Deixe um comentário

    Avatar placeholder

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *