Unidades: Sulacap e Nova Iguaçu
(21) 99668-8869

Benefícios da memória: O gráfico mais importante do mundo

Benefícios da memória: O gráfico mais importante do mundo

Tony Buzan apresenta “o gráfico mais importante do mundo”, mostra como tirar o melhor dos estudos mantendo a curva de aprendizagem e consolidando o conhecimento adquirido

A princípio, na Live 13, do “Desafio de 31 Semanas, 3 compromissos e 1 sonho realizado”, o nosso diretor, @rodrigo.praticar, ensinou como aprender a proporcionar para si mesmo um melhor desenvolvimento na aprendizagem, entendendo como funciona o cérebro e algumas técnicas específicas de memória. Nesse sentido, hoje, iremos dar dicas de como tirar das técnicas do mercado um melhor resultado e falar sobre “o gráfico mais importante do mundo”, desenvolvido por Toni Buzan, o pai dos mapas mentais.

Quem foi Tony Buzan?

Tony Buzan nasceu em 1942, em Londres, sendo um autor e consultor educacional, especialista em atividade mental, memória, uso do cérebro e aprendizagem. Tony é conhecido como “O Pai dos Mapas Mentais”, pois é o criador dessa técnica, sendo defensor de Mind Mapping e alfabetização mental.

O também Psicólogo formou-se na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Além disso, entre suas obras estão alguns best-sellers como “O Poder da Inteligência”, “O Poder da Inteligência Criativa”, “O Poder da Inteligência Espiritual” e “A Criança Inteligente”.

Processo de absorção da aprendizagem

Primeiramente, é na hora do sono que o nosso cérebro faz uma espécie de sinapse. Bem como, absorve conhecimento de diferentes formas, seja pela visão, audição, paladar, olfato ou tato. Sob o mesmo ponto de vista, podemos dizer que a memória é o caminho neural que foi construído através de um conhecimento exposto a nós por meio dos sentidos. Mas o que isso tem a ver com Tony Buzan e o gráfico da memória? Veja!

O gráfico mais importante do mundo

Esse gráfico explica o funcionamento da memória e quais são as características que uma informação precisa ter para que seja fixada na mente. A princípio, através do gráfico podemos entender como é o processo de formação da sinapse. Ou seja, da consolidação do conhecimento.

Confira o gráfico mais importante do mundo e veja quais são os elementos relevantes dentro do processo de aprendizagem:

O gráfico mais importante do mundo

Eixo vertical= nível de conhecimento/ poder de absorção

Eixo horizontal= tempo de estudo

IInterestEfeito Interesse
PPrimary// Primário
UUndertanding// Compreensão
AAssociation// Associação
VRVon Restorff// Von Restorff
MMeaning// Significativo
RRecent// Recente
  • Efeito interesse: Quando temos interesse em algo é mais fácil de ter vontade de aprender sobre aquilo. Ex: Se você não gosta de uma matéria é normal adquirir uma dificuldade em compreende-la, por isso tente despertar esse interesse em você, assim o momento de estudo terá uma maior probabilidade de sucesso.
  • Primário: “A primeira impressão é a que fica”. O cérebro lembra melhor no início do período de aprendizagem. Como por exemplo, o primeiro dia de aula ou o primeiro dia no trabalho novo. Em outras palavras, os primeiros momentos são mais registrados. Ao passo que, uma aula que tenha acontecido algo memorável, não será esquecida facilmente pelo aluno.
  • Compreensão: Cada indivíduo cria associações diferentes e isso pode levar a diferentes memórias sobre algo, diferentes interpretações, bem como, diferentes situações.
  • Associação: Primeiramente, saiba que seu cérebro lembra com mais facilidade de coisas que estão associadas a outras. Dicas: A repetição e o uso das revisões ajudam na memorização.
  • Von Restorff: O efeito Von Restorff, também conhecido como “Efeito de isolamento”, prevê que quando múltiplos objetos similares estão presentes, o que difere do restante é o mais provável de ser lembrado. Sendo assim, o que destoa tem um aspecto mais importante.
  • Significativo: Em suma, o cérebro pega toda a aprendizagem e transforma em algo significativo.
  • Recente: A última informação, a mais recente, é a mais lembrada. ou seja, você tende a lembrar mais claramente das coisas que aconteceram recentemente.

Mas qual a relevância desse gráfico?

Em conclusão, essa pode ser uma das fórmulas mais adequadas para se conseguir adquirir conhecimento, pois ao conhecer como funciona a memorização e o processo de aprendizagem, pode-se desenvolver técnicas que vão ser uma espécie de suporte aos estudos. Como por exemplo, ao entender sobre o “efeito interesse” podemos compreender a importância da motivação nos estudos, logo buscamos técnicas e atitudes que vão acender essa motivação.


Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos! E conheça também nossos cursos preparatórios!





    Por fim, confira: Qual a diferença entre mapa conceitual e mapa mental?

    Compartilhar em:

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *