Barro Branco: Como ingressar como Aluno-Oficial PM?
Foto: Reprodução/ Internet
Tudo sobre a Polícia Militar do Barro Branco, saiba como ingressar na Academia
A Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) é o estabelecimento de ensino superior localizada na capital do Estado de São Paulo, destinado a formar e aperfeiçoar os Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Após o ingresso o policial recebe o título de Aluno Oficial do 1º Ano do Curso de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Onde são publicados os editais de concurso público para ingressar na Polícia Militar do Barro branco?
No Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br). No entanto, também é possível consultar o Portal de Concursos Públicos do Estado de São Paulo (www.concursopublico.sp.gov.br), bem como o próprio endereço eletrônico da Polícia Militar do Estado de São Paulo (www.policiamilitar.sp.gov.br).
Como se inscrever?
A princípio, é necessário aguardar a abertura do concurso públuco desejado. Nesse sentido, no edital constará todas as informações necessárias, procedimentos da realização do certame.
Requisitos:
- Ser brasileiro;
- Idade mínima de 17 (dezessete) anos.
- Idade máxima de 30 (trinta) anos de idade, exceto para o candidato pertencente aos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
- Ter estatura mínima de 1,55 cm, se for mulher e 1,60 cm, se for homem;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e estar ,quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;
- ter concluído o ensino médio ou equivalente.
É permitido usar Tatuagem? É permitido o uso de tatuagem, desde que sua simbologia não seja conflitante com os valores policiais-militares e não faça alusão a condutas ilícitas;
Etapas do Concurso
- Exames de Conhecimentos;
– Prova Objetiva;
– Prova Dissertativa (Redação).
- Exames de Aptidão Física, de Saúde e Exames Psicológicos;
- Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade.
Como se informar quanto ao local da realização dos exames de conhecimento (provas objetiva e dissertativa)?
Aos interessados a publicação da convocação sairá no Diário Oficial do Estado de São Paulo, através do site www.imprensaoficial.com.br (Caderno Poder Executivo, Seção I, Concursos). Além disso, também pode ser consultado no Portal de Concursos Públicos do Estado de São Paulo (www.concursopublico.sp.gov.br) ou diretamente no site da empresa contrata para a realização da etapa do concurso.
Que saber mais sobre a carreira de Oficial da Polícia Militar? Vamos lá!
Descrição da Carreira
O que faz os Oficiais da Polícia Militar? Fiscalizam, fazem a gestão e o comando direto do efetivo que atua no policiamento , analisa o apereiçoamento e a administração de vários processos relacionados às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a política da qualidade e com a filosofia de polícia comunitária e de direitos humanos, além de outras definidas em lei.
Remuneração
A remuneração inicial do cargo de Aluno- Oficial PM do 1º CFO é respectivamente de R$ 3.095,87. Após a conclusão do curso de formação e o término do estágio probatório, ao alcançar o posto de 2º Tenente PM, a remuneração é de R$ 6.705,51.
Evolução da carreira
Primeiramente, se inicia no cardo de Aluno-Oficial PM, cursando a graduação, de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, realizado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Após o término do curso, o Aluno-Oficial é promovido a Aspirante a Oficial PM e passará por um estágio probatório. Posteriormente, o Aspirante a Oficial PM é promovido ao posto de 2º Tenente PM.
Como ocorre as promoções?
Ocorrem ao longo da carreira, de acordo com o tempo de serviço, através de aberturas de vagas com chances de chegar até o posto de Coronel PM.
Benefícios
- Regime próprio de previdência
- Assistência médica
- Assistencia odontológica
- // Psicológica
- Recebe fardamento e acessórios
- Usufrui de alojamentos
Como é o regime de trabalho?
A Jornada de Trabalho dos Oficias do QOPM é de 40 horas semanais. Para aqueles que atuam em atividades administrativas. E os que trabalham em atividades operacionais? Normalmente, cumprem em regime de escala 12 horas e serviço e 36 horas de folga.
Fonte: Polícia Militar SP
Por fim, confira também: Você conhece a Síndrome do Impostor?
0 comentário