Vai fazer a prova do concurso Oficial PMERJ?

Publicado por Matheus Landi em

Foto: Reprodução/ Internet

A prova de Oficial da Polícia Militar (PMERJ) está chegando, dessa forma segue algumas dicas para se garantir no dia da avaliação

Nos tempos de hoje, muitos estudantes se encontram em uma rotina muito corrida, com estudos, família, problemas do dia a dia. Se você se encontra nesse meio, está perdido e não sabe como focar nos estudos, venha conferir essas dicas quentinhas que preparamos para você.

1) Escolha bem o ambiente que ira estudar para a prova de Oficial da PMERJ

concurso público
Foto: reprodução/ internet
  • Em primeiro lugar. Claro que vem o cuidado de escolher o local de estudo. Afinal, esse é um dos principais pontos para estudar em casa.
  • Ergonomia da cadeira. Para que você consiga ficar bastante tempo sentado sem sentir eventuais dores nas costas.
  • Organização de Materiais que precisa para estudar para o concurso. Como lápis, Borracha, caneta, Por exemplo.
  • Organização do conteúdo que ira estudar para Oficial Militar. Esse é um cuidado essencial, pois você deve focar uma disciplina por vez.
  • Distrações. Deixa o celular longe e no silencioso, prefira ficar longe de TVs e eletrônicos.

2) Elabore um cronograma de estudos por disciplina

Foto: reprodução/ freepik

Para passar no concurso para Oficial Militar você deve saber o que estudar. Por isso, avalie bem o edital, as matérias e assuntos que serão cobrados e, então, crie seu cronograma de estudos.

Dessa forma, o melhor é você pegar um caderno e fazer anotações dentro dos topicos exigidos.

Vale a pena olhar as provas anteriores, e identificar os assuntos mais presentes e dar uma atenção maior a cada um deles.

Um dos pontos importantes é focar em matérias que possuem um maior peso, estude-as de acordo com dificuldades investindo tempo maior e foco às mais complicadas.

3) Crie resumos e revise-os para passar no concurso para a prova de Oficial PMERJ

Foto: reprodução/ internet

Os resumos ajudarão muito na compreensão das matérias e nos estudos finais.

Livros e apostilas são muito completos. Então, você anotar os pontos de destaque, vai te ajudar a memorizar muito dos assuntos.

Vale pena também utilizar canetas marca-texto com cores diferentes nos seus resumos. Dando destaque aos mais importantes com cores mais chamativas.

4)Treine em cima de Provas Anteriores

provas
Foto: reprodução/ internet

A Repetição leva a memorizar, assim como foco e determinação. É fundamental que você pegue as provas anteriores de Oficial Militar e resolva a maior quantidade que puder. Assim você vai observar pontos como:

  • Temas mais cobrados;
  • Estilo da prova, por exemplo a quantidade de opções de cada tópico;
  • Características de correção;
  • Estrutura cobrada em cada disciplina. Língua portuguesa, por exemplo, costuma ter interpretação e conhecimento de gramática.

O melhor é você treinar resolvendo as questões dentro do mesmo tempo que terá no dia da prova. Aliás, lembre-se de avaliar também os estilos de temas e assuntos que costumam ser pedidos na redação.


A PMERJ está ofertante 32 vagas para o Curso de Formação de Oficiais

No dia 25 de junho, saiu o edital do novo concurso PMERJ 2021, com oferta de 32 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). A banca organizadora do concurso foi Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições se encerraram em julho desse ano.

Do total de vagas, 23 são de ampla concorrência, seis para negros ou indígenas e três para candidatos hipossuficientes. A denominação do cargo, os requisitos de escolaridade, o valor da taxa de inscrição, a carga horária e o número de vagas estão estabelecidos na tabela a seguir:

Captura de tela edital CFO PMERJ 2021

Etapas do concurso

O ingresso nos quadros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro se dará no cargo de Oficial do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM). A seleção dos candidatos para o cargo será realizada por meio de cinco etapas, conforme descrito a seguir:

  • 1ª Etapa: Duas Provas – Escrita Objetiva e Escrita Discursiva, de caráter classificatório e eliminatório, e responsabilidade da FGV;
  • 2ª Etapa: Exame Antropométrico e Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, e responsabilidade da SEPM;
  • 3ª Etapa: Exame Psicológico, de caráter eliminatório, e responsabilidade da SEPM;
  • 4ª Etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório, e responsabilidade da SEPM;
  • 5ª Etapa: Exame Social e Documental, de caráter eliminatório, e responsabilidade da SEPM.

As provas objetivas serão aplicadas juntamente com as provas discursivas na data prevista de 12 de setembro. As etapas terão duração de até cinco horas.

Para mais informações: edital

Confira também: PMERJ: Como se tornar um Soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro?

Compartilhar em:

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *