Unidades: Sulacap e Nova Iguaçu
(21) 99668-8869

Ainda dá tempo! Conheça os concursos para quem possui idade acima de 30 anos

Ainda dá tempo! Conheça os concursos para quem possui idade acima de 30 anos

concurso acima de 30 anos

Será que você passou da idade para realizar aquele concurso desejado? Confira uma lista de concursos que permitem que o candidato tenha idade acima de 30 anos.

Se você já sentiu um sentimento ruim que remete ao fato do tempo ter passado e você não ter investido nos estudos ou perdido a oportunidade de fazer um concurso, ATENÇÃO! Talvez sua oportunidade ainda exista e você possa finalmente conquistar sua aprovação no concurso dos sonhos. Mude sua vida, faça acontecer! O Blog Praticar fez uma listinha de concursos que estão em vigência e você pode participar, pois aceitam idade acima de 30 anos.

Oficial Bombeiro Militar do Rio de Janeiro

Bombeiros RJ
Foto: Reprodução/ Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

O Concurso para ingresso como Oficial Combatente do CBMERJ é feito anualmente por meio do Vestibular para a ABMDP II, Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, órgão de ensino superior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. A academia é responsável pela formação dos oficiais combatentes da Corporação, ocorrendo tradicionalmente no segundo semestre de cada ano. Atualmente, o Vestibular da ABMDP II é administrado pela UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O concurso é dividido em duas fases. A Primeira é composta pelo primeiro e segundo exame de qualificação. Envolve uma prova múltipla escolha com questões de português, língua estrangeira, matemática, biologia, química, física, história, geografia e atualidades disso, após a etapa das provas, existem as etapas dos exames físicos, médicos, pesquisa documental e social.

Quais são os requisitos para participar?

Conforme os últimos editais, não há limite de idade. Se você possuir, no mínimo, 18 anos no ato da matrícula no curso de formação, já pode participar. Além disso, é também requisitado que o candidato(a) tenha concluído o ensino médio e seja brasileiro(a) nato(a).

Outros requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Ambos os sexos;
  • Estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • Para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento “bom”.

Você pode conferir os últimos editais no site da UERJ.

Polícia Penal RJ (SEAP RJ)

SEAP
Foto: Piauí GOV

Você sabe o que SEAP significa? A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária é uma das secretarias do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2003 ela é o órgão responsável pelo sistema penitenciário e carcerário no estado. Foi criada através do Decreto nº 32.621, publicado no dia 1º de janeiro de 2003, de modo a dar um tratamento individualizado e específico ao sistema penitenciário fluminense.

A Polícia Penal é uma instituição vinculada à SEAP., devido a PEC 47/2020 (Proposta de Emenda Constitucional), aprovada na ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). A Polícia Penal do RJ possui atribuições de segurança, vigilância e custódia dos estabelecimentos penais. Pela PEC, os cargos de Inspetores de Segurança e Administração Penitenciária se foram transformados em Policiais Penais.

A medida que determinou isso foi aprovada no dia 14 de outubro de 2020, em primeiro turno, os agentes são admitidos através do concurso Polícia Penal RJ.

Quais são os requisitos para participar?

A princípio, o candidato deve possuir no mínimo 18 anos e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Além disso, ter completado o ensino médio e ter CNH na categoria B, dentro do prazo de validade. Conforme os últimos editais, não há limite de idade para ser um Policial Penal do Rio de Janeiro.

Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ)

Foto: Reprodução/ Internet

Para se tornar um policial civil é obrigatório prestar concurso público. O concurso para PC-RJ está com a seleção em andamento e o processo de escolha da banca organizadora do concurso já foi iniciado. O governador em exercício, Cláudio Castro, deu previsão de que os editais seriam publicados até junho deste ano. Outra confirmação foi que sairá um edital para cada cargo autorizado. Nesse sentido, são 864 vagas, com oferta inicial de 73 vagas, distribuídas entre os cargos abaixo.

Cargos:

  • Auxiliar de necropsia (nível fundamental)
  • Técnico de necropsia (nível médio)
  • Investigador (nível médio)
  • Inspetor (nível superior)
  • Perito legista (nível superior)
  • Perito criminal (nível superior)
  • Delegado (nível superior)

Obs: Os salários iniciais poderão chegar a R$18 mil.

Lembrando que as oportunidades são em diversas áreas e para níveis diferentes, por exemplo, para ser inspetor, é necessário possuir nível superior completo em qualquer área, enquanto, para ser um investigador, precisa ter o ensino médio completo. 

Quais são os requisitos para participar?

Não haverá limite máximo de idade para a inscrição em concurso público, constituindo-se, entretanto, em requisito de acessibilidade ao cargo ou emprego a possibilidade de permanência por cinco anos no seu efetivo exercício”, consta na Constituição Estadual.

Nesse sentido, o ingresso para PC-RJ é um ótimo exemplo entre os concursos que permitem a idade acima de 30 anos. De acordo com o artigo 77 inciso III da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, não há limite máximo de idade para inscrição em concurso. No entanto, é exigido que o profissional fique no cargo público por, pelo menos, cinco anos até a aposentadoria.

Para participar do Concurso da PC-RJ é exigida uma idade mínima de 18 de anos. Além disso, o concorrente deve comprovar esse requisito na matrícula do curso de formação.

Mas lembre-se que os editais, por sua vez, podem trazer exigências diferentes dos anos anteriores. Por exemplo, no edital de 2005 o concurso para ingressar como investigador exigiu idade máxima de 65 anos até a data da posse.

Outros requisitos:

  • Ambos os sexos;
  • Possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa, e no caso desta, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo político
  • Estar em pleno gozo dos direitos políticos e civis
  • Certificado de quitação eleitoral;
  • Certificado de quitação militar para candidatos do sexo masculino
  • Não estar cumprido sanção por idoneidade em qualquer órgão público de todas as esferas;
  • Não ter sido demitido de cargo público por justa causa ou processo administrativo;
  • Não possuir antecedentes criminais incompatíveis com o exercício do cargo.

NOTÍCIA: Concursos RJ: 2.107 vagas em oito órgãos do Estado. Confira!

Um novo decreto foi divulgado no DOERJ, Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de Decreto 47.585, que traz a possibilidade de provimentos (ato de preencher o cargo ou ofício público) em oito órgãos em meio ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e o bloqueio de vagas instaurado.

A princípio, estão liberadas cerca de 2.107 vagas nos seguintes órgãos:

  • Polícia Civil – 400 vagas
  • Secretaria de Fazenda (Sefaz-RJ) – 40 vagas
  • Administração Penitenciária – Polícia Penal RJ – 300 vagas
  • Polícia Militar – 700 vagas
  • Bombeiros-RJ – 300 vagas de soldado
  • Secretaria de Educação (Seeduc-RJ) – 300 vagas
  • Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico – 40 vagas
  • Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ) – 27 vagas de procurador

A lista e o quantitativo de vagas correspondem ao que cada um poderá ocupar, posteriormente ao procedimento administrativo, para a realização desses provimentos.

OBS: TJ, MP e TCE RJ não constam na relação pois não fazem parte do Poder Executivo.


Você deseja se preparar de uma forma eficaz para algum desses concursos?

Inscreva-se para saber todas as informações sobre o preparatório.





    E ai, curtiu? Em caso de dúvidas sobre a lista de concursos acima de 30 anos, deixe um comentário e não fique de fora das nossas redes sociais. Buscamos sempre atualizar vocês, leitores e seguidores, sobre as principais notícias para concurseiros que desejam ingressar em áreas militares e policiais. NÃO FIQUE DE FORA!

    Confira também: Concursos RJ: 2.107 vagas em oito órgãos do Estado. Confira!

    Compartilhar em:

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *