AFA divulga editais com 83 vagas de nível médio para ingresso na Aeronáutica
Foto: Força Aérea Brasileira/ Cb V. Santos
Oportunidade de ingresso na Aeronáutica. Novo concurso oferta vagas para Oficiais Intendentes, Aviadores e de Infantaria.
Nesta terça-feira,16, a AFA (Academida da Força Aérea) divulgou os três editais para ingresso na aeronáutica, nos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. As vagas são para o ano de 2022.
Vagas de ingresso na aeronáutica
Oficiais Intendentes | 40 vagas |
Quadro de Oficiais Aviadores | 18 vagas |
Quadro de Oficiais da Infantaria | 25 vagas |
As inscrições podem ser realizadas do dia 16 a 29 de março, pelo Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), que vai até as 9h do último dia. A taxa de inscrição é de 70 reais. Aos interessados, a previsão é que as provas ocorram no dia 20 de junho.
Deseja se candidatar? Acesse o site de ingresso da Força Aérea Brasileira, preencha o formulário para cadastro com todos os dados e selecionar o cargo pretendido.
↳ 16/03/2021 – EA CFOAV 2022
Instruções Específicas (Edital)
↳ 16/03/2021 – EA CFOINT 2022
Instruções Específicas (Edital)
↳ 16/03/2021 – EA CFOINF 2022
Instruções Específicas (Edital)
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), membros de família de baixa renda ou doadores de medula óssea, em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, durante o período de inscrições, por meio do site da FAB.
Requisitos
- Ter concluido o ensino médio
- Não ter menos de 17 anos e nem completar 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.
- Se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável
legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no
certame, estar autorizado a participar das etapas subsequentes; - Inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI); e
- Pagar a taxa de inscrição, dentro do prazo previsto.
Obs: Podem se candidatar pessoas de ambos os sexos, para as vagas de oficiais aviadores e intendentes. Vagas também para o sexo masculino como oficias de infantaria da aeronáutica. Além disso, todos os três editais garantem reserva de 20% das vagas para candidatos negros, desde que comprovem por meio heteroidentificação.
Os exames
Os exames terão caráter eliminatório e/ou classificatório, de acordo com a fase. Os locais estão previstos para sair no dia 2 de junho.
Onde as avaliações serão aplicadas?
As Provas Escritas serão compostas das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (16);
- Língua Inglesa (16);
- Matemática (16) e
- Física (16) e
- Redação.
A Prova de Redação será constituída da elaboração de um texto manuscrito, cujo tema versará sobre assunto da atualidade e terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na Língua Portuguesa e será realizada junto às demais Provas Escritas previstas para o Exame.
Somente serão corrigidas as redações dos candidatos que obtiverem aproveitamento nas
Provas Escritas de Língua Portuguesa, Física, Matemática e Língua Inglesa.
Demais etapas
- Concentração intermediária;
- Inspeção de saúde;
- Exame de aptidão psicológica;
- Entrevista informativa;
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
- Curso de formação.
Após o curso
E o que acontece após o curso? De acordo com os valores referentes ao ano de 2019, o cadete receberá em torno de R$1.176, será nomeado a aspirante oficial da FAB e passará a receber R$6.993. Além de adicionais militares e de habilitação.
Sobre os cargos
Oficiais Aviadores
O Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) confere aos concluintes a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública, e, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar.
Oficiais Intendentes
O Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) confere aos formandos o título de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública, como também a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.
Oficiais de Infantaria
Por fim, os aprovados no Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF) obterão a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. E, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.
Fonte: FAB
Confira também: Quais são os obstáculos que você enfrenta na hora de estudar?
0 comentário