PMERJ: Contratação de banca é autorizada
Na terça-feira (10), a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) foi autorizada pelo Governo do Estado à contratar diretamente a banca organizadora para o concurso de soldado da corporação.
A autorização foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Confira o despacho:
Concurso para soldado já tem banca favorita
Após a autorização, o próximo passo é a assinatura do contrato entre a corporação e a banca escolhida. Até o momento, a PMERJ não confirmou qual será a banca, mas de acordo com interlocutores, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) foi o que apresentou a melhor proposta e é o favorito para ser a banca do concurso.
Ainda de acordo com os mesmos, as minutas do contrato já estão prontas restando apenas a assinatura das partes.
Ao todo, nove bancas encaminharam propostas e documentos da habilitação para realizar o concurso:
- Fundação Getulio Vargas (FGV);
- Instituto Access;
- Instituto AOCP;
- Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE);
- Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
- Instituto de Avaliação Nacional (IAN);
- Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP);
- Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan);
- Instituto Selecon.
Concurso para soldado oferece 2 mil vagas
O mais esperado entre os diversos concursos realizados no estado do Rio de Janeiro, o concurso de soldado da PMERJ traz uma oferta de 2 mil vagas divididas entre 1800 vagas para o sexo masculino e 200 para o sexo feminino. O cargo tem os seguintes requisitos:
- Ensino médio completo;
- Idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso. Considera-se para efeito deste item da idade-limite de trinta e dois anos, aquela idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- Altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
Haverá cotas para negros, índios e pessoas com hipossuficiência econômica. A contratação ocorrerá pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia. Os salários iniciais são de R$4 mil.
Novas disciplinas entram no conteúdo programático
Para esse novo concurso, a PMERJ fez algumas alterações antes mesmo do edital ser publicado. Dentre essas alterações a mais impactante foi a mudança das matérias com relação ao concurso realizado em 2014.
As matérias que serão cobradas no concurso 2023 serão:
- Língua Portuguesa
- Matemática Básica
- Noções de Direitos Humanos
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ
- Noções de Direito Penal e Processo Penal
No concurso realizado em 2014, houveram questões sobre História, Geografia, Sociologia, Informática e Legislação de Trânsito, que não serão aplicadas na próxima prova.
O termo de referência não detalha as demais etapas do concurso, uma vez que esse documento é usado durante a escolha da banca organizadora. Somente as provas objetivas e discursivas serão de responsabilidade da instituição a ser contratada.