URGENTE! Saiu o edital do Concurso para Oficial Bombeiro RJ!
Foi publicado nesta sexta-feira(26) no Diário Oficial, o edital para concurso Oficial Bombeiro do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas para a carreira, que exige apenas nível médio dos candidatos.
Do total de vagas, 36 são para ampla concorrência e quatro reservadas para pessoas com hipossuficiência econômica. Diferente de outras seleções, essa não conta com divisão entre homens e mulheres.
A seleção não conta com limite de idade e pode ser feita por pessoas a partir de 18 anos. Os aprovados terão ganhos iniciais de R$ 3.897,24, podendo ter acréscimos como gratificação e adicionais de acordo com o cargo.
As inscrições serão aceitas até setembro
As inscrições para o concurso Oficial Bombeiro serão abertas no dia 1º de setembro através do site da Fundação Getúlio Vargas(FGV), organizadora.
As inscrições se encerram no dia 6 de outubro. Para isso, será preciso pagar uma taxa de R$ 94,50 até o dia 7 de outubro.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal(CadÚnico) e doadores de medula óssea podem solicitar isenção da taxa de inscrição, no site da banca, entre os dias 1º e 6 de setembro.
As provas ocorrerão em novembro
Os candidatos do concurso CBMERJ serão avaliados por meio de provas objetivas. Após essa fase, os aprovados realizarão os exames aplicados pelo Corpo de Bombeiros, sendo eles:
- Teste de Aptidão Física (TAF)
- Inspeção de Saúde
- Exame Documenta
A prova objetiva está marcada para o dia 27 de novembro e será aplicada na cidade do Rio de Janeiro. A prova ocorrerá no turno da tarde, com fechamento do portão às 12h30. O exame contará com 100 questões divididas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa (15 questões)
- Matemática (15 questões)
- Química (15 questões)
- Física (15 questões)
- Biologia (10 questões)
- Geografia (10 questões)
- História (10 questões)
- Língua Estrangeira- Inglês (cinco questões)
- Sociologia (cinco questões)
Será considerado aprovado o candidato que acertar pelo menos 50% das questões totais da prova.
Os habilitados, em até quatro vezes o número de vagas, serão convocados para a inspeção de saúde.
Os candidatos considerados aprovados nesta etapa realizarão o TAF, previsto para acontecer entre os dias 3,4,9 e 10 de janeiro.
Nessa etapa, os concorrentes realizarão uma corrida de meio-fundo de 2.400 metros em 12 minutos, 100 metros na natação em dois minutos e 30 segundos, três repetições de flexão e extensão de MMSS (barra fixa) e 35 abdominais em um minuto.
Os aprovados realizarão então as últimas etapas. A convocação para o CFO está prevista para o dia 13 de fevereiro de 2023. Após o resultado final, o concurso ficará válido por 20 dias improrrogáveis.