URGENTE! ESA reabre inscrições com 1.100 vagas
Foto: Reprodução/ Internet
As vagas são para áreas geral, músico e saúde. O novo prazo de inscrições será do dia 07 a 16 de junho. Confira!
A Escola de Sargentos das Armas reabriu, em cumprimento a decisão judicial, as inscrições do concurso ESA de 2021. São 1,1 mil vagas para as áreas geral, músico e saúde. O Edital foi publicado hoje, 25, no Diário Oficial da União, o novo prazo de inscrições será do dia 07 a 16 de junho.
Em maio, o Ministério Público Federal solicitou à União que as inscrições do concurso ESA (Escola de Sargentos das Armas) fossem reabertas para candidatos casados ou com filhos, já que o edital restringia a candidatura de pessoas deste grupo. As inscrições foram encerradas no dia 4 de maio.
Inscrições ESA 2021
As inscrições para ESA devem ser realizadas através do site www.esa.eb.mil.br, entre 7 a 16 de junho. A taxa é de R$ 95. Para participar, confira os requisitos:
- Ser brasileiro nato;
- Ter concluído o ensino médio;
- Possuir, no mínimo, 17 anos, e, no máximo, 24, para a área geral; ter, no mínimo, 17 e, no máximo, 26, para as áreas para músico e saúde, referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula.
- Ter altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. No caso do sexo masculino, o edital ESA prevê que candidatos com 17 anos e 1,57m também estão aptos. O menor de 18 anos deve ser autorizado pelo responsável para participar do concurso do ESA.
- Estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral, quando aplicável, de acordo com a legislação em vigor.
Entre as exigências está que os inscritos para as vagas na área da saúde precisam de curso técnico em enfermagem até a data de apresentação na organização militar. Para música, será necessário comprovar habilidade com o instrumento de interesse.
A grande novidade é que casados ou candidatos com união estável e dependentes poderão participar do concurso!
Etapas do concurso
A primeira etapa será comporta pelo Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório. Consistirá em uma prova escrita, programada para o dia 03 de outubro de 2021. Serão cobradas as seguintes matérias:
- Matemática (14 questões objetivas para Área Geral e 10 questões objetivas para Áreas Músico e Saúde);
- Língua Portuguesa (14 questões objetivas para Área Geral e 10 questões objetivas para Áreas Músico e Saúde);
- História e Geografia do Brasil (12 questões objetivas, sendo 6 questões de cada disciplina para Área Geral e 8 questões objetivas, sendo 4 questões de cada disciplina para Área Músico e Saúde);
- Inglês (10 questões objetivas para todas as Áreas);
- Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem para Área Saúde (12 questões objetivas); e
- Prova de Teoria Musical para Área Músico (12 questões objetivas).
Além disso, no mesmo dia, está programada uma prova discursiva, composta por uma redação.
A segunda etapa será composta das seguintes fases:
- Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no EI (classificado e majorado, quando convocado);
- Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI e apto na IS (classificado e majorado, quando convocado);
- Exame de Habilitação Musical (EHM): de caráter eliminatório, para o candidato, da área Músico, aprovado no EI e classificado dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como ao incluído na majoração que for convocado pela ESA para continuar no CA; e
- Comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores, composta de: comprovação dos requisitos biográficos e heteroidentificação, para o candidato que se autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição e optou concorrer pelo sistema de reservas de vagas.
Exame de Aptidão Física
O Exame de Aptidão Física será composto por quatro provas:
- Abdominal supra (para ambos os sexos);
- Flexão de braços sobre o solo (para ambos os sexos);
- Corrida de 12 (doze) minutos (para ambos os sexos);
- Flexão de braços na barra fixa (para ambos os sexos).
Distribuição das vagas
- Área Geral (masculino): 900 vagas, sendo 180 exclusivas para negros;
- Área Geral (feminino): 100 vagas, sendo 20 exclusivas para negros;
- Área Músico (ambos os sexos e diversos instrumentos musicais): 45 vagas, sendo sete exclusivas para negros;
- Área Saúde (ambos os sexos): 55 vagas, sendo 11 exclusivas para negros.
Para mais informações consulte o Edital ESA!
E ai, gostou? Fique ligado nas nossas redes sociais e no blog, toda semana trazemos as principais informações sobre o mundo dos concursos.
Confira também: EFOMM 2022: 263 vagas para nível médio
0 comentário