Concurso Bombeiros RJ sairá “nas próximas semanas”, afirma comandante do Corpo de Bombeiros
Foto: Reprodução/ CBMERJ
A confirmação do concurso foi feita pelo comandante geral da corporação para o Jornal O DIA
Em entrevista para o Jornal O DIA, o comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Leandro Monteiro, confirmou a realização do novo concurso para Bombeiros temporários, com 3 mil vagas. Segundo o Coronel, a seleção deve ocorrer nas próximas semanas.
…Estamos enfrentando, com todo o apoio do governador Cláudio Castro, é relacionada ao contingente do nosso efetivo. Tínhamos no início do ano cerca de 11 mil militares, quando o ideal seriam 22 mil. Portanto, começamos o ano com um déficit de 50% de militares. Nos últimos 5 meses, já se aposentaram 900 militares. E a previsão é que mais 1.700 se aposentem até dezembro”, disse em entrevista ao jornal O Dia.
Monteiro comentou sobre o déficit da corporação e sobre o apoio do governo na autorização do novo concurso.
O governador, muito sensibilizado com essa questão, já autorizou concurso para 3 mil militares que serão temporários, podendo ficar na corporação até 8 anos, e também outro processo de seleção para 300 militares que seguirão carreira na instituição. Nas próximas semanas, estaremos realizando o concurso para o quadro temporário e, no segundo semestre, para os efetivos.”
Em meio a esse défict, em abril o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, editou o Decreto 47.585, onde liberou o preenchimento de 300 cargos efetivos no corpo de Bombeiros RJ.
Banca Organizadora está esperando aval para publicar edital
A PGE já aprovou a minuta do edital do concurso CBMERJ, que contará com 3 mil vagas temporárias. Sendo assim, a seleção deve ser aberta em breve. O parecer foi dado no dia 17 de março pelo procurador-geral do estado, Bruno Dubeux. O processo já conta com contrato assinado com a banca organizadora, que será a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Funrio.
O concurso oferece vagas para os cargos de soldado e oficial, sendo o último para o quadro da Saúde. Conforme proposta técnico-orçamentária da seleção, as vagas de soldado temporário serão para combatente, motorista (combatente com CNH tipo B), guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista. Já as oportunidades para oficial temporário serão na área da Saúde, nos cargos de: médico; enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
Requisitos
Para a vaga de Soldado Temporário, é necessário que o candidato possua nível médio completo. Já nos casos de vagas ligadas a técnicos de enfermagem, ainda é necessário o curso técnico na área específica. Vale Lembrar que a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos, como prevê o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV)
No caso de vagas para Oficial de Saúde, é necessário que o candidato possua nível superior completo na área desejada. No caso dos médicos, é necessário, ainda a especialização correspondente à área fim.
Provas e TAF
A previsão é que tenha duas etapas de seleção. A prova objetiva contará com 50 questões para soldados e 60 para oficiais temporários. As disciplinas também irão variar conforme a carreira e especialidade escolhidas pelo candidato. Sendo assim, a avaliação será distribuida da seguinte forma:
Médico socorrista: 15 questões de Língua Portuguesa, 45 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência.
Médico (demais especialidades): 15 questões de Língua Portuguesa, 20 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência e 25 questões específicas da área da Medicina correspondente.
Enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo: 15 questões de Língua Portuguesa e 45 específicas da área correspondente.
Soldado combatente e motorista: 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática e 20 questões de Raciocínio Lógico.
Soldado técnico de enfermagem e socorrista: 15 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática e 25 questões de Conhecimentos Específicos.
Soldado guarda-vidas: 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática e 20 questões de Raciocínio Lógico.
Os aprovados realizarão o Teste de Aptidão Física (TAF).
Confira também: Concursos RJ: 2.107 vagas em oito órgãos do Estado. Confira!
0 comentário