Qual a diferença entre mapa conceitual e mapa mental?
Foto: Reprodução
O que é, como fazer e exemplos de mapa conceitual
Já foi abordado aqui no blog o conceito e como fazer um mapa mental. No entanto, você sabe a diferença entre ele e o mapa conceitual? Primeiramente, vamos relembrar alguns tópicos e posteriormente apreender a montar essa estrutura que vai te ajudar nos estudos e proporcionar um melhor desempenho no seu aprendizado.
Qual a diferença entre mapa mental e mapa conceitual?
Mapa Mental
Um mapa mental é criado a partir de um tópico central. Ele é uma ferramenta para analisar, organizar ou memorizar um assunto específico. Seu design foi criado para relacionar informações ramificadas de uma maneira visual. Ainda mais, a ideia da organização é levar ao desencadeamento de uma linha de raciocínio. Por fim, sua estrutura se assemelha com uma árvore, com raízes e galhos.
Aprenda a fazer acessando nosso artigo: Aqui!
Mapa Conceitual
Primeiramente, o mapa conceitual é um diagrama ou uma ferramenta gráfica que ajuda a organizar ideias, estruturar conhecimentos, conceitos e informações de uma forma esquematizada. Nesse sentido, usa-se caixas ou círculos (chamados de nós) rotulados de palavras e frases que fazem uma ligação buscando dar sentido às conexões pensadas. Ou seja, o intuito é ajudar na compreensão e explicação das conexões entre os conceitos. Por exemplo, podem ser utilizadas locuções ou verbos para fazer essa conexão:
- É
- Deriva de
- Pode ser feito com
- Constituem
O objetivo do mapa conceitual é demonstrar como as ideias se conectam, classificando o conteúdo e hierarquizando de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. Além disso, ao montar a ilustração o indivíduo consegue visualizar e criar ligações entre diferentes assuntos que fazem parte do determinado conhecimento que ele já possui.
Ainda não percebeu a diferença ?
A princípio, o mapa conceitual auxilia a consolidar conhecimentos já existentes de uma maneira mais formal e hierarquizada, partindo de um tópico existente, sendo uma ótima ferramenta de aprendizagem, pois age como um estimulo a ampliação de um conteúdo já adquirido. Em contrapartida, o mapa mental é mais amplo, sua estrutura é mais flexível, possui uma ideia central, frases e pensamentos subjetivos espalhados.
Como fazer um mapa conceitual?
1- Você deve escolher a estrutura que ele terá. Elas são três:
Tipo Hierárquico
Fluxograma
Teia de Aranha
2- Defina uma ideia central
3- Onde e como ele será feito
4- Liste os principais conceitos relacionados ao tema
5- Faça sua estrutura
Estudantes podem usar o mapa conceitual para:
- Melhorar a aprendizagem relacionando novos e antigos conhecimentos. Como resultado, você terá um melhor desenvolvimento ao relembrar antigos conteúdos e expandir os novos conhecimentos adquiridos.
- Fazer anotações
- Mapear eventos e personagens históricos.
- Discutir novas ideias
- Criar guias de estudo
Confira também: Enem: Como se preparar para o dia da prova?
Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos! E conheça também nossos cursos preparatórios!
0 comentário