Aprendizado: Focado x Difuso

Publicado por praticarensino em

Foto

Você sabia que seu cérebro trabalha de duas formas? Modo Focado e Difuso

Muitos alunos se esforçam, porém acabam estudando da forma errada e isso prejudica a evolução da aprendizagem. Nesse sentido, é importante entender os princípios de funcionamento do cérebro para saber usá-lo de uma maneira que possa beneficiar o seu desempenho na hora de estudar. Sendo assim, aprenda a estudar da maneira certa e arrase nas avaliações. Conheça dois modos diferentes: Modo Focado e Modo Difuso.

Como Funcionam os Modos de Pensar Focado e Difuso?

Foto: Reprodução

A princípio, os dois modos de pensamento do cérebro, focado e difuso, trabalham em parceria. Dessa forma, entenda melhor cada um deles:

Modo Focado

Foto: Freepik/ drobotdean

O modo focado é fundamental para a aprendizagem, pois envolve uma abordagem direta para a resolução de problemas.

  • Muito usado na aprendizagem.
  • Envolve concentração;
  • O pensamento possui mais clareza;
  • Uso de métodos racionais, sequenciais e analíticos;
  • Padrão de pensar eficiente para usar padrões de pensamento ou resolução de problemas familiares e repetição.

Como o modo focado funciona?

Foto: Reprodução

Normalmente você usa esse modo para aprender, se concentrar ou compreender algo. Bem como, resolver um problema ou achar a solução para uma questão. Ao usar esse modo seu cérebro tenta resolver a questão de maneira rápida e utilizando, por vezes, alternativas conhecidas e semelhantes, como se só existisse um caminho.

Mas e se por acaso você estiver trabalhando em algo que necessite de novas ideias? Algo que fuja da sua zona de conforto e exija novas abordagens?

Primeiramente, entenda que é nesse exato momento que o estudante precisa mudar a forma de pensar, olhar de uma forma mais ampla, ou seja, difusa. Afinal, o modo focado pode se tornar um inimigo em muitas situações e dificultar a solução de problemas novos ou complexos. Fuja do bloqueio criativo!

Modo Difuso

Foto: Freepik/pressfoto

O pensamento é capaz de fluir por diversas áreas até conseguir achar uma solução.

  • Modo relaxado de repouso neural;
  • Visão panorâmica;
  • Permite fazer conexões inconscientemente, abordar conceitos novos; e
  • Criação.

Como o modo difuso funciona?

Foto: Reprodução

O modo difuso usa a parte subconsciente da sua mente, buscando soluções e saídas através dos conhecimentos que você desenvolveu ao longo dos anos, pulando de ideia a ideia, variando conceitos e áreas distintas.

Assim, para a sua mente entrar no modo difuso é necessário que você relaxe e deixar a mente ficar livre e depois redirecionar a sua mente para o modo focado. Em outras palavras, a melhor maneira de ativar esse modo é deixar o problema de lado por um tempo.

Um bom exemplo de como o pensamento difuso funciona:

Você sabia? Albert Einstein, físico alemão, costumava dar longas caminhas no campo para ter mais clareza e insights sobre Teoria da Relatividade.

Formas de ativar o modo difuso: Caminhar, fazer pausas, fazer academia, ler, nadar, meditar, entre outros.

Por fim, é importante saber gerenciar seu tempo entre esses dois modos, por exemplo, o modo difuso é capaz de trazer uma solução para um problema formulado no modo focado. Sendo assim, se você quiser tirar o máximo da sua mente use ambos como aliados, um completando o outro e direcionados aos momentos certos.

Confira também: Técnica Pomodoro: como funciona?


Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos!






    0 comentário

    Deixe um comentário

    Avatar placeholder

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *