20 de novembro: Dia nacional da consciência negra!
Foto: Divulgação
Amanhã é o dia nacional da consciência negra! Entenda o contexto histórico e confira nossa lista de indicações cinematográficas.
Primeiramente, vamos entender o contexto histórico. No dia 13 de maio de 1888 foi assinada a lei áurea pela princesa Isabel, que ocupava a regência do império do Brasil. Mas será que essa é uma data a ser comemorada ? Pois bem, muitas pessoas associam essa data a “generosidade e benevolência” da princesa que libertou os escravos no Brasil e acabam deixando de lado o movimento negro brasileiro.
20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra
A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, no intuito de ressaltar o papel primordial que os negros tiveram no processo de emancipação. Sendo assim, o dia 20 de novembro ganhou uma grande importância, pois relembra a execução de Zumbi, uma homenagem a um símbolo da resistência.
Por que Zumbi dos Palmares ?
A princípio, a data de sua morte foi descoberta por historiadores e isso motivou o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso no ano de 1978, a elegerem sua figura como um símbolo de luta e resistência dos negros escravizados no Brasil.
A morte de zumbi ocorreu em 20 de novembro de 1965, hoje ele é visto como o maior líder do Quilombo dos Palmares. Nesse sentido, os Quilombos eram lugares/ comunidades formadas por negros, que ao fugirem se escondiam nas matas.
O praticar separou uma lista de indicações cinematográficas que vão fazer você refletir sobre a data. Confira!
1- Faça a Coisa Certa (1988)
Sinopse: Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. O lugar possui uma predominância de negros e latinos, sendo uma das áreas mais pobres de Nova York. Contudo, Sal costuma decorar seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que acaba desagradando sua freguesia. Todavia, um ativista local, Buggin’ Out (Giancarlo Esposito), vai até lá e reclama da falta de negros na “Parede da Fama”, isso acaba gerando um grande debate.
Onde assistir: Telecineplay
2- Ó Paí, Ó (2007)
Sinopse: Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. Assim, todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Como resultado, Dona Joana decide puni-los, pois se sentia incomodada com a farra dos condôminos e acaba cortando o fornecimento de água do prédio.
A história aborda conflitos raciais e violência contra jovens negros.
Onde assistir: Globoplay
3- Cidade de Deus (10 anos depois) – Documentário
Sinopse: O documentário traça uma linha do tempo em volta dos dez anos passados desde o lançamento de Cidade de Deus em 2002, de Fernando Meirelles e Kátia Lund que recebeu quatro indicações ao Oscar. Em conclusão, o longa mostra as transformações vividas pelos atores e também traz entrevistas inéditas.
Onde assistir: Netflix
4- Madame Satã (2002)
Sinopse: Nas favelas do Rio da década de 1930, João Francisco dos Santos é várias coisas, filho de escravos, ex-presidiário, bandido, homossexual e patriarca de um bando de párias. Além disso, João se expressa no palco de um cabaré como o travesti Madame Satã.
Onde assistir: nowonline
5- Quanto Vale ou é por Quilo
Sinopse: O filme faz uma comparação com tráfico de escravos do século 17, ao mesmo que critica as ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas.
6- Tempo de Glória (1989)
Sinopse: Baseado numa história real, o filme conta a história de um regimento de soldados negros na Guerra Civil americana. Nesse ínterim, liderados por um oficial branco, os soldados lutam contra os Confederados e contra o preconceito de seus superiores e precisam provar seu valor no campo de batalha.
Curtiu? Nos acompanhe no instagram e fique por dentro das novidades: @praticar.ensino
Por fim, confira também: ESTUDAR X REDES SOCIAIS
Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos!
0 comentário