8 ERROS FATAIS EM CONCURSOS
Foto
Conheça os principais erros cometidos por estudantes que estão se preparando para concursos
É vital que ao se preparar para concursos o estudante esteja cientes das falhas que podem atrapalhar sua caminhada para a aprovação. A princípio, identificá-las é o primeiro passo para fugir do que pode acabar atrapalhando a conquista da tão sonhada vaga. Sendo assim, se você pretende aprender de forma eficiente, fique ligado!
Ficou curioso(a)? Siga nossa lista e fuja do equívoco na hora de estudar para concursos:
1- Esperar sair o Edital para começar a estudar
Pode parecer clichê, porém ninguém consegue bons resultados sem esforço e dedicação. Nesse sentido, se você pretende passar em uma avaliação deve se preparar com antecedência, visto que outras pessoas também estão em busca de realizar seus objetivos profissionais. Deixar para estudar em tão pouco tempo pode ser prejudicial e atrapalhar a aprendizagem.
2- Não ler todo o edital
Alguns estudantes acham que tomar consciência das disciplinas já é o suficiente. Isso é um grande erro! Conhecer o edital é fundamental para conseguir um bom desenvolvimento na realização da prova, por exemplo, consultar avaliações e editais antigos podem fazer com que você tenha uma noção do que será exigido nas questões. Além disso, também estará por dentro dos critérios e vai saber o que priorizar na hora da aprendizagem.
3- Não ter planejamento
Sempre é bom ressaltar a importância de ter um bom planejamento nos estudos, independente da área a ser seguida. Ou seja, a montagem de um cronograma de estudos é essencial! Um estudante que sabe se organizar não falha em excessos ou escassez, se prepara da forma correta, sem exageros e saudavelmente.
4- Focar na parte teórica e esquecer de praticar
Se você é o tipo de pessoa que gosta de ler e não pratica, cuidado! Esse é um dos maiores erros cometidos por concurseiros. A teoria é o pilar central, depois dela temos a revisão e a prática, sendo que todas de fato tem uma importância relevante, entenda que uma completa a outra. Solucionar questões ajuda na memória e fixa o conteúdo na mente.
5- Estudar somente as matérias que gosta
É comum criar bloqueios em relação a determinadas matérias. Se você realmente deseja passar em um concurso, precisa estudar todas as matérias e principalmente dá um destaque para os conteúdos que sente mais dificuldade.
6- Não fazer revisão de conteúdo
Como foi abordado anteriormente, existem 3 pilares: A teoria, a revisão e a prática. Mas qual é a importância de revisar? Nossa memória é falha! Não conseguimos guardar tudo o que estudamos, ou seja, quando você revisa acaba eliminando as chances do seu cérebro esquecer a matéria.
Dica: Faça resumos.
7- Esquecer de cuidar do preparo físico e / ou emocional
Um corpo e uma mente saudáveis proporcionam um melhor desenvolvimento. Todo concurseiro lida com uma rotina de estudos intensa, nesse caso um corpo debilitado não consegue suportar os esforços exigidos e isso junto a um emocional fraco pode trazer grandes riscos. Por fim, lembre-se que um dos grandes males da atual sociedade é o estresse e ansiedade, fuja deles e se prepare corretamente.
8- Não tirar dúvidas
Sabe a vergonha ou o medo de perguntar algo ao professor? Todos algum dia já passaram por isso, mas sabemos o quanto essa atitude é prejudicial. Em outras palavras, procure eliminar todas as suas incertezas, assim poderá se aperfeiçoar e evoluir e as dúvidas não irão te atrapalhar posteriormente.
E ai, gostou? Confira também nosso artigo sobre: 6 HABILIDADES DE UM ESTUDANTE DE SUCESSO
Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos!
0 comentário