7 de Setembro: Dia da Independência do Brasil

Publicado por Nathalha Araújo em

independecia do brasil

Foto: Divulgação/wikibrasil

No dia 7 de setembro é comemorado a independência do Brasil.  Data que marca o fim da dominação portuguesa em terras brasileiras. E em várias cidades do país acontecem desfiles militares para exaltar a história e tradição nacional.


História da Independência do Brasil:

Embora, a independência do Brasil seja comemorada no dia 7 de setembro, foi no dia 2 de setembro de 1822 em uma viagem para são Paulo, após receber cartas de sua esposa Leopoldina, Dom Pedro I cortou relações com Portugal, dessa forma, separando o Brasil do reino de Portugal.

Fugindo de tropas napoleônicas, em 1808, a corte portuguesa desembarcou no Brasil, fazendo do novo mundo capital do Império, esse período ficou conhecido como como Joanino. Durante esse momento da história, o país, que até então, era apenas uma colônia, se tornou sede. onde viviam toda família real e os membros da corte portuguesa. Portanto, o Brasil viveu um tempo glorioso, tendo sua cultura, economia, infraestrutura e arte desenvolvidas.

Após o retorno de Dom João VI para a Europa, iniciou-se um período de desgaste político entre Brasil e Portugal, ainda mais, com a possibilidade da recolonização do país, a elite brasileira pressionava dom Pedro I, que havia ficado no país, para iniciar o processo de independência. Por sua vez, a situação se tornou cada vez mais insustentável e a corte estava exigindo a mudança do príncipe regente para Portugal, causando insatisfação do povo brasileiro.

No entanto, durante uma viagem a São Paulo, após receber cartas da Princesa Leopoldina e do conselheiro José Bonifácio que estavam no Rio de Janeiro, aconselhando a separação da colônia , Dom Pedro I, no dia 2 de setembro as margens do rio Ipiranga, declarou a independência do Brasil, pondo fim no domínio político de Portugal com o famoso grito: “Independência ou morte”.

Dessa maneira, em comemoração a esse episódio, varias cidade do país realizam desfiles com alunos e militares. Porém, durante esse período de pandemia, as festividades estão limitadas e algumas capitais cancelaram a comemoração. No entanto, na capital do país haverá uma exposição militar para exaltar o poder das forças aramadas brasileira.

Leia também : 25 de agosto: Dia do soldado. Saiba como ingressar no exército sendo um militar de carreira.

Deixe um comentário!

Compartilhar em:

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *