7 Ações para ser aprovado em concurso

Publicado por Matheus Furtado em

Quem pensa em fazer concurso com certeza quer saber o que tende fazer para ser aprovado. Muitos materiais, um tempo de estudo às vezes curto, a rotina desgastante criam inseguranças e fazem com que o concurseiro fique completamente perdido e sem saber o que fazer e achando que aprovação é algo muito difícil ou impossível.
Mantenha a calma! Nesse artigo, vamos mostrar para você dicas bem simples para conseguir a tão sonhada aprovação. Então já pega o cafezinho e um biscoito e vem com a gente nessa jornada.


1- Planeje sua rotina de estudos e organize seu tempo

Planejamento é muito importante na sociedade atual e claro que para passar no concurso dos sonhos não seria diferente. Ter organização e metas claras otimizam o seu tempo e faz você não ficar “andando em círculos” na hora de estudar e ter em mente sempre as matérias do dia a disposição e com mais calma e tranquilidade para estudar.
Com um planejamento bem feito e um tempo organizado, você consegue fixar melhor as matérias durante o dia de estudos e assim consegue fazer com que na hora da prova o conteúdo estudado apareça na sua mente e te ajuda a conseguir vencer essa fase.

Um planejamento bem feito dá resultados no futuro. (foto: Redes sociais/Divulgação)



2- Faça Mapa Mentais

Os mapas mentais partem de uma ideia principal e ramificam os assuntos menores de um determinado conteúdo. Com essa técnica é possível desenhar, colocar símbolos e cores diferentes, pois, afinal, se trata de uma imagem, de um resumo por figuras, que promove a memorização e a criatividade.
Por isso, os mapas mentais trabalham a memória fotográfica do estudante e o faz aprender mais rápido, afinal, é algo que fixa mais rápido não só o conteúdo mas também várias outras coisas que são muito necessárias para o bom andamento do dia.

O trunfo do Mapa Mental é um dos trunfos para aprendizado rápido (foto: Redes Sociais/Divulgação)


3- Invista em materiais de qualidade

Materiais têm algumas diferenças entre si apesar de falarem dos mesmos assuntos. Com isso, é importante buscar sempre o melhor que puder adquirir, pois esse investimento fará muita diferença na hora da aprovação, afinal quanto mais conteúdo de qualidade melhor. Tenha em mente  sempre que estudo não é gasto e sim investimento!

Materiais de qualidade são muito importantes para ser aprovado no concurso militar. (foto: Redes Sociais/Divulgação)


4- Faça resumos

A quantidade de matérias que se estuda para um concurso é muito grande e muito variada, afinal são várias matérias para estudar e fixar e o nosso cérebro não consegue fixar todas de uma vez só. Assim como é importante ter planejamento e organização , os resumos fazem parte dessa organização e ainda se tornam ferramentas fáceis e completas para fazer um bizu quando esquecer o conteúdo durante os estudos ou precisar tornar a vê-lo. Assim, quanto mais resumos você faz, mais fácil fica para rever e fixar os conteúdos necessários para ter sucesso e ser aprovado no concurso. 

A memorização do conteúdo é bem mais rápida com resumos bem feitos (foto: Redes sociais/Divulgação)


5- Faça exercícios

Os exercícios são muito importantes para colocar em prática o que foi aprendido em todos os estudos. Assim, quanto mais você faz exercícios, mais fácil fica de fixar o conteúdo ainda mais em matérias que exigem esse tipo de estudo como matemática por exemplo.
Essa dica é de duplo sentido, então também é importante fazer exercícios físicos não só  porque alguns concursos têm Teste de Aptidão Física entre suas fases como também para baixar a tensão e ter um momento de desconexão para que não só mantenha o corpo em movimento mas a mente relaxada e pronta para os estudos.


Fazendo exercícios, você pratica o conteúdo e ainda o memoriza melhor(foto: Redes Sociais/Divulgação)




6- Leia o edital

Parece algo óbvio, mas é muito necessário pois, lendo o edital você terá a exata noção daquilo que vai cair na prova e as regras do concurso. A falta de leitura faz com que não se tenha noção das regras e o que pode ou não te eliminar.
Leia o edital completo, anote e organize as principais informações do edital para consultar rapidamente.

Para ser aprovado, é crucial ler o edital afinal só com o edital você vai saber as regras do concurso. (foto: Redes Sociais/Divulgação)



7- Crie uma estratégia para a prova

Geralmente, as provas de concurso são muito longas e acabam pegando o concurseiro pelo cansaço principalmente na reta final da prova. Com isso, o candidato precisa ter uma estratégia onde aloque bem as matérias onde tem mais facilidade e as matérias que têm mais dificuldade para também não perder tempo, afinal existe um tempo limite para a realização do exame.
Contudo, busque dicas para realizar bem o exame, afinal existem várias contas em redes sociais e também sites onde tem as melhores dicas e estratégias que você pode replicar nos simulados até ter em mente a estratégia que vai ser usada na hora da prova.
E tenha em mente sempre que cada estratégia pode ter individualidades, então busque aquela que melhor se encaixar com você para que no dia da prova você consiga ser aprovado.

Para ser aprovado é necessário ter uma boa estratégia na hora do exame. (foto: Redes Sociais/Divulgação)




Compartilhar em: