6 Hábitos ruins que podem atrapalhar sua aprendizagem

Publicado por praticarensino em

Quais são os hábitos ruins que podem te levar a reprovação? Confira!

Foto: Pixabay/ KamranAydinov

Não é fácil se desvincular de hábitos ruins, principalmente quando o estudante não sabe reconhecê-los e acaba cometendo os mesmos erros. Sendo assim, descubra quais são esses costumes que atrapalham a sua aprendizagem e aprenda a evitá-los.

1- Não desgrudar do celular

Os aparelhos tecnológicos móveis podem se tornar grandes obstáculos para os concurseiros e estudantes no geral. Nesse sentido, lembre-se que isso não significa uma abstenção e sim evitar usá-los de uma forma descontrolada para que o resultado não seja prejudicial para a sua vida. Os smartphones te permitem acessar informações de várias formas e podem ser grandes amigos na hora de estudar como, por exemplo, te possibilitando baixar aplicativos focados no desenvolvimento no estudo. Ou seja, saiba usufruir deles com sabedoria.

2- Deixar para amanhã (procrastinação)

Como já foi falado em artigos anteriores, no blog, a procrastinação é um dos grandes vilões no processo de aprendizagem. Mas o que é procrastinação? É o ato de adiar ou deixar alguma coisa para depois, vamos a um exemplo? Imagina que você precisa entregar um trabalho com urgência, as em vez de fazer isso, optou em assistir a um filme ou uma série. Sendo assim, você procrastinou, “empurrou com a barriga” e no meio no caminho fez uma atividade que não tinha prioridade ou que era desnecessária naquele momento.

3- Plataformas de streaming podem ser grandes vilões nos estudos

Esse é um dos hábitos ruins mais frequentes na atualidade. Quem não gosta de assistir filmes, séries e outras produções que as plataformas de streaming entregam para nós, fiéis telespectadores? O Grande PROBLEMA é que talvez esse consumo esteja sendo desenfreado. Já parou para pensar quanto tempo você perde assistindo suas adaptações cinematográficas preferidas? O tempo que você dedica a uma série não poderia estar sendo destinado aos estudos? Compreenda que tudo em excesso pode trazer grandes consequências para a sua vida e até resultar em uma reprovação no concurso dos sonhos.

4- Não planejar uma rotina e não seguir um cronograma de estudos

Não planejar uma rotina e não ter um cronograma é um dos erros fatais que um estudante pode cometer. Uma rotina de estudo bem planejada pode fazer você usufruir do seu tempo da melhor maneira possível e ainda ter tempo para descansar. Um cronograma de estudo traz a organização necessária para você poder ter o melhor desenvolvimento. Nenhuma pessoa que chegou ao topo, foi até o pico de qualquer forma, desorganizada e sem preparação. Em outras palavras, aprenda com quem conseguiu chegar onde você deseja e se organize!

5- Estudar em um local inadequado e de uma forma inapropriada

Você conhece uma pessoa que estuda deitada? Aposto que você mesmo já fez isso. Você consegue estudar em um local desorganizado e barulhento? Claro que não! Quando for separar seu tempo de aprendizagem, escolha com calma um local apropriado, onde não tenha muito barulho, bagunça e de preferência que você esteja sozinha. O famoso cantinho dos estudos. E estude com a postura correra, sentado com apoio e com uma mesa para colocar seus materiais, assim você evitará o sono e terá um melhor rendimento.

6- Não saber a hora de descansar e dormir

Por fim, você sabia que é na hora de dormir que nosso cérebro faz sinapses? Existe uma grande necessidade de quando o estudante for montar o seu planejamento de estudos, ele reservar um tempo para o descanso, pois é nesse momento que o cérebro processa todo o estudo. Afinal, uma mente cansada não possui um bom desenvolvimento. No ciclo de 24 horas, durma no mínimo 6 e no máximo 8 horas diárias.

E ai, gostou? Toda semana trazemos novidades sobre concursos abertos e dicas para te ajudar nos estudos. Fica LIGADO (A)!

Confira também: 4 Aplicativos de idiomas para ajudar a estudar


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *