5 dicas para retomar os estudo

Publicado por Nathalha Araújo em

dicas para retomar os estudos

Foto: freepik – br.freepik.com

O primeiro passo é sempre o mais difícil, entretanto, o mais importante. O blog Praticar separou 5 dicas para te ajudar a dar o primeiro passo para retomar os estudos.

A vida atribulada, trabalho, afazeres domésticos, falta de tempo, dinheiro e filhos são os principais motivos para deixarmos os estudos em segundo plano. Porém, a cada ano que passa, nos arrependemos de não termos realizado um novo curso, não ter se dedicado para aquele concurso ou ter priorizado coisas que não contribuíram de maneira efetiva em nossas vidas. Dessa forma, para auxiliar nesse primeiro momento, abaixo vão algumas dicas para retomar os estudos.

Dica 1: Planeje seus horários e a sua rotina

Inicialmente, parece meio obvio, mas o planejamento é um fator essencial nos estudos. Ter uma rotina estabelecida, com horários definidos de acordo com todas as suas tarefas do dia a dia e com um cronograma de estudos, irá, de maneira eficaz, ajudar a retomar e organizar sua vida, dessa forma, pondo fim a “falta de tempo”.

Dica 2: Tenha um objetivo

Para retomar os estudos, é necessário ter objetivos. Sendo assim, tenha um objetivo de curto, médio e longo prazo, dessa forma você terá mais foco e disciplina. Portanto, comece com o de curto prazo. Por exemplo: “hoje o meu objetivo é estudar 3 horas” ou “só vou parar quando solucionar essa questão”. Já nos objetivos de médio prazo, você poderá planejar a semana e tentar dar “check” em todas as tarefas propostas. E por fim, nos de longo, seria a preparação para a prova daquele concurso tão sonhado ou aquela nota que você tanto quer alcançar.

Dica 3: Seja paciente

A paciência, sem dúvida, é algo que você ter, em vários sentidos, principalmente para retomar os estudos. Precisa ser paciente com suas limitações, com o conteúdo e com você. Afinal, se desesperar só vai atrapalhar o processo, mas lembre-se, que ser paciente não significa ser permissivo a preguiça e a falta de vontade. Então, seja paciente, mas não confunda com permissividade.

Dica 4: Comece pelo o que gosta

Em um primeiro momento, precisamos ter bons incentivos. E ter prazer naquilo que fazemos é algo que nos motiva. Sendo assim, separe inicialmente as disciplinas que mais gosta e que tem facilidade para aprender.

Dica 5: Se recompense

Você está começando algo novo, dessa forma, não seja tão rígido consigo. Logo, se recompensar, fará desse processo mais prazeroso, portanto, mais eficiente. Se dê um chocolate ao final dos estudos, assista mais um episódio daquela série que você gosta quando conseguir solucionar uma questão difícil. E por fim, lembre-se que o descanso também é uma forma de recompensa.

Confira também: Como enfrentar a falta de apoio?

Compartilhar em:

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *