24 de junho: Dia do Policial e Bombeiro Militar
Foto: Reprodução/ Internet
Hoje comemora-se o dia do Policial Militar e do Bombeiro Militar. Sendo assim, separamos uma listinha de concursos que você precisa acompanhar
A lei 13.449/2017, sancionada pelo ex-presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial em 2017, prevê o dia 24 de junho como o Dia Nacional do Policial Militar e do Bombeiro Militar. Sendo assim, o Blog Praticar separou algumas informações sobre os concursos que ainda podem acontecer e os confirmados de cada instituição. Vamos lá?
Polícia Militar do Rio de Janeiro
Os editais para o concurso da PMERJ está entre os dois mais aguardados, com oportunidades para soldado e oficial. Confira:
- Concurso: PMERJ Oficiais (32 vagas)
O concurso PMERJ está ofertando 32 vagas para ingresso como Oficial. Além disso, já foi confirmado que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca organizadora do concurso. A remuneração é a partir de R$7.605,10.
Requisitos
-Nível superior em Direito;
-Altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres;
-Pode ser cobrada idade de até 35 anos (requisito de 2018).
- Concurso: PMERJ Soldado (2 mil vagas)
Existe uma previsão para o edital de Soldado. São esperadas 2 mil vagas para a carreira que reque nível médio completo.
Outros requisitos
-Idade entre 18 e 30 anos;
-Altura mínima de 1,60m (mulheres) ou 1,65m (homens);
-Carteira Nacional de Habilitação na Categoria B ou superior.
- Concurso: PMERJ Soldado (600 vagas)
Se você está esperando um novo concurso para a Polícia Militar do Rio de janeito, essa pode ser a sua oportunidade. Em abril, 21, um decreto foi divulgado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de Decreto 47.585, que traz a possibilidade de provimentos (ato de preencher o cargo ou ofício público) em oito órgãos em meio ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e o bloqueio de vagas instaurado. Sendo 1.700 vagas para CARREIRAS POLICIAIS e BOMBEIRO MILITAR!
O Governador em exercício, Cláudio Castro, publicou no DOREJ a autorização dos provimento das seguintes vagas:
• Polícia Civil: 400 vagas;
• Polícia Militar: 700 vagas;
• SEAP: 300 vagas;
• Corpo de Bombeiro Militar: 300 vagas.
As vagas para ingresso na PMERJ serão distribuidas da seguinte forma:
Soldado – 600 vagas
Oficial – 100 vagas
Por fim, o número de vagas pode ser usado para chamada de aprovados ou para realização de novo concurso. O secretário da PM RJ, Figueiredo, informou que o próximo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldados já está em pauta pelo governo e que a intenção é promover concursos de 2 mim policiais por ano.
Bombeiro Militar
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro informou a folha dirigida que possui 32 vacâncias e deve solicitar novo concurso para CFO efetivo!
⠀
Ainda conforme o documento interno, existe “a necessidade de abertura do presente processo de solicitação de autorização governamental para provimento de vagas para ingresso no 1° ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiros Militar Dom Pedro II no ano de 2022”.
Bombeiro Militar Temporário RJ
O proximo concurso Bombeiros RJ terá como banca organizadora a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (FunRio). Ao todo, estão previstas 3 mil vagas temporárias para soldado e oficial.
Segundo a proposta técnico-orçamentária da seleção, as vagas de soldado serão para:
- combatente;
- motorista (combatente com CNH tipo B);
- guarda-vidas; e
- técnicos de enfermagem e socorrista.
As oportunidades para oficial temporário serão na área da Saúde nos cargos de:
- Médico (diversas especialidades);
- Enfermeiro;
- Assistente social;
- Nutricionista;
- Psicólogo;
- Fisioterapeuta; e
- fonoaudiólogo.
Entre os requisitos baseados na proposta estão a escolaridade exigida para o oficial que será de nível superior completo, com graduação na área de interesse. No caso dos médicos especialistas, será preciso ter a especialidade correspondente. Já para as vagas de soldado temporário, o candidato deverá ter o nível médio completo. Em relação as oportunidades par técnicos de enfermagem, a exigência seria de curso técnico na área.
Assim como prevê o Serviço Militar Temporário, além da escolaridade, a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos.
Fonte: Folha dirigida/ Correio Braziliense
Confira também: Decreto traz possibilidade de 100 vagas para Oficiais da PMERJ
0 comentário