2 de Julho: Dia Nacional do Bombeiro e 165 anos do CBMERJ

Publicado por Rebeca Castelo em

CBMERJ
Foto: Reprodução/ Internet

Confira o motivo do Dia Nacional do Bombeiro ter sido criado como data comemorativa e tudo sobre os 165 anos do CBMERJ.

Hoje, 2 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro. Uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam diariamente suas vidas para salvar pessoas, proteger cidades, florestas, entre outras funções primordiais para a sociedade.

A data foi escolhida em homenagem à criação do Corpo de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de junho de 1856, no Rio de Janeiro. Na época, ele estava sob comando do Major João Batista de Morais Antas. O dia foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954.

Contexto histórico: O que você não sabia sobre o Dia Nacional do Bombeiro

Foto: Reprodução/ CBMERJ

Naquela época, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial que regulamentava o Serviço de Bombeiros, o badalar dos sinos significava um sinal de que vários integrantes da sociedade (homens, mulheres e crianças) deveriam formar uma fila no poço mais próximo, passar baldes de mão em mão até chegar ao local do incêndio e assim ajudar a apagá-lo.

LEIA: Concurso Bombeiro temporário RJ: Sai edital com 3 mil vagas

165 anos do CBMERJ

Foto: Reprodução/ CBMERJ

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) também completa hoje 165 anos.  Em homenagem, às 17h30, no corcovado, haverá uma bênção à corporação e a iluminação do Cristo Redentor ficará em vermelho. A Cerimônia será realizada no Quartel Central a partir das 19 horas e vai contar com a entrega do espadim Marechal Souza Aguiar aos cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais. Além disso, haverá apresentações musicais da Banda Sinfônica da Corporação e simulação de salvamentos.

Como é tradição na solenidade a tropa realiza uma demonstração profissional com exercícios que fazem parte da rotina diária dos militares. Alumas atividades como rapel, escalada da torre, descida invertina, entre outras, são apresentadas. Além de, simulação de combate a incêndio e de atendimentos pré-hospitalares.

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro também prestou homenagem através das redes sociais.

Fonte: CBMERJ

E aí, gostou de saber essa curiosidade? O Blog Praticar separou esse artigo para homenagear esses profissionais incríveis que merecem todo respeito. Agradecemos e desejamos uma ótima comemoração para todos.


Você deseja se preparar de uma forma eficaz para passar em um concurso?

Inscreva-se para saber todas as informações sobre o preparatório.





    Confira também: Concurso Bombeiro temporário RJ: Sai edital com 3 mil vagas

    Compartilhar em:

    Rebeca Castelo

    Jornalista, 25 anos

    0 comentário

    Deixe um comentário

    Avatar placeholder

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *