O que é a técnica de estudo intercalado?
Aprenda a estudar intercalando matérias e melhore seu desempenho
Todos sabemos como é intensa a preparação de um estudante para o vestibular, Enem ou um concurso público. Em outras palavras, é normal passar por noites mal dormidas, ficar com uma certa ansiedade e não saber se planejar. Mas você sabia que o estudo intercalado é uma das melhores técnicas que um estudante pode praticar?
O estudo intercalado é uma técnica que deve ser usada na hora da aprendizagem. Nesse sentido, o principal objetivo é fazer com que o estudante não passe muito tempo focando em apenas uma área do estudo. Ou seja, ela visa a distribuição das matérias em períodos determinados, onde o aluno irá separar um parte do seu tempo para aquele determinado assunto.
Em vez de estudar uma mesma matéria por várias horas seguidas, é recomendado alternar entre elas, dividindo uma sessão entre matérias diferentes. A princípio, é recomendado ao aluno dedicar 2 horas para cada matéria. Assim, ele terá tempo de estudar o conteúdo, porém não vai exagerar.
Veja o exemplo de como utilizar o estudo intercalado:
Quais são as vantagens do estudo intercalado?
A principal vantagem do estudo intercalado é o revezamento de matérias que ele propõe, pois ao fazer isso o estudante irá aprender de uma maneira menos cansativa, distribuída ao longo da semana. Essa técnica vai te ajudar a não acumular a matéria e garantir que você assimile da melhor forma o conteúdo proposto. Por fim, ela também se apresenta como um bom exercício para você não deixar os estudos para a véspera da prova.
Dicas:
- Não se deve estudar mais de duas matérias por dia, a não ser que seja uma composição com língua estrangeira.
- Existe uma grande importância em relação aos intervalos que devem ser feitos. Descansar é fundamental, uma mente cansada não desenvolve bem a aprendizagem. Estabeleça, no mínimo, 10 minutos de descanso entre uma matéria e outra. A técnica de Pomodoro pode ser uma boa aliada.
- Distribua o tempo total entre as matérias escolhidas.
Não esqueça da revisão!
Lembre-se, a revisão é essencial. O estudo intercalado vai permitir que com calma você transite pela matéria de forma a aprender tranquilamente. Sendo assim, quando chegar perto da época da sua avaliação esse será o momento ideal para fazer a revisão, pois ela vai permitir que os assuntos não sejam esquecidos.
Confira também: Qual a diferença entre mapa conceitual e mapa mental?
Inscreva-se abaixo para receber MATERIAIS GRATUITOS pelos nossos grupos de estudos! E conheça também nossos cursos preparatórios!
0 comentário