Como estimular uma criança a gostar de estudar?


como estimular uma criança a gostar de estudar

Conseguir estimular uma criança a gostar de estudar é uma conquista bastante comemorada pelos pais. As novas tecnologias são introduzidas na vida das crianças muito cedo, fazendo com que elas percam o interesse em buscar o conhecimento da maneira mais tradicional: estudando.
O Curso Praticar preparou esse artigo de dicas, a fim de te ajudar a superar as dificuldades para estimular uma criança a gostar de estudar e tornar as tarefas da escola muito mais fáceis, para você e para os pequenos.

Dicas para estimular uma criança a gostar de estudar

dicas de como estimular uma criança a gostar de estudar

Explique, com calma, a importância dos estudos

Talvez a criança não entenda realmente qual a importância da escola e de se dedicar aos estudos. Afinal, com o advento da internet, quase todo o conteúdo aprendido em sala de aula pode ser encontrado em sites de pesquisa. Então, um grande passo para estimular uma criança a gostar de estudar é deixar bem claro o quanto é importante frequentar o ambiente escolar e o conviver com os professores e colegas. Mostre que a melhor maneira de aprender é com um professor, que possui experiência e conhecimentos para ensinar. Sabendo o quanto a escola é indispensável para seu crescimento, tanto profissional quanto pessoal, a criança se sentirá mais estimulada e empenhada em cumprir os seus deveres como aluno.

Ajude a montar uma grade de horários

Tudo fica mais fácil com organização. Isso não é diferente quando se quer estimular uma criança a gostar de estudar. Crie horários de estudos, dividindo o tempo entre as matérias que serão estudadas. Esse deve ser um tempo reservado exclusivamente para o aprendizado, em um local tranquilo e silencioso, sem outras distrações. Tendo horários definidos, a criança terá um senso de responsabilidade maior e, consequentemente, condicionará a sua mente a cumprir o cronograma.

Não pressione demais

É certo que todos os pais querem ver seus filhos com as melhores notas possíveis. Mas, é preciso entender que cada criança tem o seu ritmo e não é do dia para noite que ela terá um boletim repleto de notas 10. Então, tenha paciência e não pressione as crianças a irem além dos seus limites. Tanta pressão pode acabar tendo o efeito contrário: em vez de estimular uma criança a gostar de estudar, pode fazer com que ela se afaste ainda mais dos estudos.

Acompanhe e elogie a sua evolução

Nada é mais eficaz para estimular uma criança a gostar de estudar do que elogios. Sendo assim, acompanhe sua evolução e elogie, sempre que possível. Essa atitude fará com que a criança se sinta importante, reconhecida e saiba que está no caminho certo.

Descubra quais são os pontos fracos da criança

É muito importante que você tenha ciência dos pontos fracos da criança na escola. Sabendo disso, fica muito mais fácil procurar ajuda para tentar solucionar os problemas, ainda que não sejam de aprendizado. Talvez, o professor não seja claro o suficiente em suas explicações, ou pode ser que a criança tenha dificuldade em determinado conteúdo. Sabendo a raiz do problema, fica muito mais fácil de resolvê-lo.

Faça perguntas acerca das matérias estudadas

Perguntar o que absorveu do que foi ensinado, além de estimular uma criança a gostar de estudar, irá ajudá-la a compreender melhor as matérias, já que, ao falar o que entendeu, deixará claro o que ainda não conseguiu entender. Dessa forma, a criança não apenas irá decorar o que acabou de ouvir, mas aprender de forma plena.

Procure mostrar na prática o que as crianças estão aprendendo

É muito mais fácil entender algo quando é visto de perto. Por isso, sempre que possível, mostre para as crianças como funciona, no dia-a-dia, o que elas aprenderam na escola. Explique a cadeia alimentar com base nos animais que ela conhece, como funciona a divisão por meio de frutas, a soma com brinquedos e assim por diante. Isso ajuda na tentativa de estimular uma criança a gostar de estudar, já que, assim, ela vai entender como funciona tudo o que a cerca.

Procure ajuda especializada

Ainda que os pais se esforcem para ajudar seus filhos, pode ser que algumas crianças apresentem resistência ou dificuldades em aprender. Por isso, buscar ajuda especializada é fundamental, além de ser uma maneira de mostrar às crianças que a preocupação maior é fazer com que elas aprendam de verdade. Aulas de reforço, de idiomas e até atividades extraclasse ajudam a estimular uma criança a gostar de estudar e a desenvolver o senso de responsabilidade nela.

Para ajudar a você, que busca um futuro melhor e deseja estimular uma criança a gostar de estudar, o Praticar oferece o curso Pratiquinho, um preparatório do 6º ano para crianças de 10 a 12 anos, que desejam estudar em escolas militares ou fazer o preparatório Pedro II. Entre em contato, conheça todos os nossos cursos e conte com o Praticar!

Outros links úteis: Oficial PMRJ, preparatório colégio militar,  projeto UERJ e pré-vestibular UERJ.